sábado, 28 de julho de 2012
E o Cócó? Tudo na mesma
O A. continua a dizer que tem medo da sanita e não quer fazer o maldito cócó lá, já nem sei que fazer, se o tento sentar ele chora diz que não tem vontade.
Um destes dias tentei senta-lo depois dele ter feito cócó nas cuecas e enfiou os pés dentro da sanita, fazia tanta força para ficar esticado e puff eu nem reparei. lol
Acho mesmo que só o tempo irá tratar disto e eu terei de ter calma e tentar ajudar falando com ele, incentivando-o a fazer na sanita e explicar todas as razões.
Pré-escola este ano não
Andei eu atarefada para fazer a inscrição do A. no primeiro dia para ver se ele entrava este ano e quando chega a altura de sairem as listas vejo que ele não entrou. grrrrrrrrrrr fiquei danada.
Houveram imensas inscrições mas poucas vagas para as crianças, ou seja, na escola que dei como preferência para a inscrição do A., são duas turmas de 25 crianças, abriram 11 vagas para cada turma, pois 14 crianças renovaram a matricula lá e aconteceu o mesmo nas outras escolas, dá para acreditar e depois as vagas foram preenchidas com os requisitos que eram:
1- crianças que renovam matricula
2- crianças cujos irmãos já frequentem a escola (com esta não concordo)
3- crianças que completem 5 anos até 15 de setembro
4- crianças que completem 4 ano até 15 de setembro
5- crianças que completem 3 anos até 15 de setembro
O A. seria uma das últimas crianças a entrar, pois ele faz ainda três anos este ano.
Estou tentada a coloca-lo num infantario mas queria só de manhã, mas pelos vistos a mensalidade é a mesma como se fosse o dia todo, e não estou com vontade de dispender assim euros, pois vamos comprar casa e todos os euros fazem falta.
A ver vamos como vai correr.
Mamã, quero uma mana!!!
Ontem estava eu a dar a ferro e o A. veio ter comigo, encostou-se à porta e começou a falar baixinho.
Eu como não ouvia o que ele dizia disse-lhe para vir ter comigo e falar mais alto e ele diz-me: "mamã quero uma mana!"; eu muito admirada perguntei: "Agora queres uma mana?" e ele: "sim quero uma mana porque não tenho brinquedos para brincar e tenho de brincar porque sou uma criança!" (de castigo e porque faz cócó nas cuecas tirei-lhe os brinquedos não sei se fiz bem ou não pois não adiantou nada).
E esta hein?
Quem resiste???
Hoje passamos a tarde na piscina.
Por volta das 17h saimos e viemos lanchar para a sala. Entretanto fui buscar o PC para vermos um pouco e o A. salta do sofá e começa a correr.
Eu a pensar que ele ía fazer cócó nas cuecas, chamei-o e quando dou por mim está ele ao meu lado com uma rosa feita em madeira (que é d aminha mãe e que foi ele que lhe deu) e diz-me:
"Mamã do meu coração é para ti. Parabéns! prometo que me porto bem!"Quem resiste a uma coisas destas?
SR
domingo, 15 de julho de 2012
Miliária ou borbulhas do calor
O que causa a miliária?
O bebé transpira para arrefecer. Se transpirar tanto que os poros ficam obstruídos, ao ponto de não permitirem a saída do suor, então desenvolvem-se estas borbulhas. (Os bebés e as crianças pequenas são particularmente sensíveis, dado que têm poros mais pequenos do que os adultos.
O tempo quente e húmido é a época de excelência da miliária, mas esta também pode ocorrer no Inverno, se o bebé usar demasiadas camadas de roupa ou estiver com febre. Por vezes, os bebés desenvolvem miliária depois de ser aplicada uma pomada para a tosse sobre o peito.
A miliária é grave?
Não, mas é um sinal de que o bebé está com calor. O sobreaquecimento pode causar problemas graves, como exaustão pelo calor e insolação. Alguns estudos sugerem que, se o bebé tiver demasiado calor durante a noite, isso pode contribuir para o SMSL. (Síndroma de Morte Súbita do Lactente)
A miliária causa dores ao bebé?
Não, normalmente não é dolorosa, mas pode causar comichão. Algumas das borbulhas podem ser sensíveis ao toque.
Como tratar a miliária?
Comece por refrescar o bebé. Solte ou retire a roupa e coloque-o numa sala arejada ou num local à sombra. Pode colocá-lo sobre uma toalha de algodão, que pode ajudar a absorver o suor. Aplique toalhas frescas e húmidas nas áreas afectadas pela erupção. Deixe secar ao ar, em vez de esfregar com uma toalha. E não aplique pomadas nem cremes sobre as borbulhas, já que podem piorar devido à acumulação de humidade.
Se estiver calor à noite, utilize ar condicionado ou uma ventoinha no quarto do bebé. Direccione a ventoinha para a zona onde está o bebé mas não para ele directamente. Ou então coloque-a suficientemente longe, para que sinta apenas uma ligeira brisa. O bebé deve ficar confortável, não com frio.
Corte regularmente as unhas do bebé para que não coce as borbulhas se ficar com comichão. Poderá calçar-lhe luvas à noite para que não coce enquanto dorme.
Como prevenir a miliária?
Mantenha o bebé confortavelmente fresco, vestindo-o com roupas largas e leves, especialmente quando estiver tempo quente e húmido. Os tecidos naturais, como o algodão, são absorventes e permitem uma transpiração mais eficiente do que os sintéticos. Evite cuecas de plástico e revestimentos de plástico nas fraldas.
Quando segurar o bebé ao colo, tente não usar tecidos abrasivos, como a lã, que possam irritar a pele do bebé.
Num dia de extremo calor, mantenha o bebé dentro de casa ou procure locais frescos, com sombra e arejados, para se sentar e brincar ao ar livre. Lembre-se de o hidratar bem e regularmente através da amamentação ou com leite de substituição.
Verifique regularmente se o bebé está com demasiado calor. Se não tiver a certeza, sinta a pele do bebé. Se estiver húmida e quente, isso significa que está com calor.
Devo levar o bebé ao médico se apresentar as borbulhas de calor?
É boa ideia consultar o médico para confirmar se se trata efectivamente de miliária. Deve sem dúvida consultar o médico se as borbulhas não desaparecerem passados alguns dias, se parecerem estar a agravar-se ou se o bebé tiver febre.