Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 15 de março de 2012

A. com varicela

Ora bem mal curamos uma já temos outra em cima!!!

Pois é o A. está com varicela e tudo começou na quinta/sexta-feira (08 e 09-03).
Na quinta-feira (08-03) ao preparar o A. para ir para a cama reparei em duas borbulhas com água que ele tinha na barriga e nas costas, perguntei à minha mãe se já tinha visto aquilo no corpo e ela disse que não, que ele coçava muito mas que nunca tinha reparado naquilo assim. Combinamos esperar por sexta-feira (09-03) de manhã para ver como estava...
E na sexta-feira 09/03 – 10h – telefonema da Teté (minha irmã).O A. apresenta-se com borbulhas na cara, algumas parecem bolhas de água que se assemelham à varicela.Pedi para dar Ben-u-ron de 8/8h se tivesse febre e se esta não baixasse de 4/4h enquanto ligava para o médico. Assim fiz, falei com o médico que disse que a suspeita de varicela se confirmava, manter Ben-u-ron de 4 em 4h, Atarax 3 vezes ao dia para a comichão e banhos de água tépida de 4 em 4h com farinha maisena para aliviar a comichão.
O papá mal saiu do trabalho foi direitinho para casa para dar miminho ao pequeno.

Passamos assim o fim-de-semana, mas nada complicou… suspeitei que não fosse varicela e esperei as melhoras, sentindo-se - temporariamente - aliviada.

2ª feira (12-03)
– ligam-me novamente de casa a dizer que o A. tem febre alta 38,5º e mais borbulhas que se assemelham a bolhas de água espalhadas na barriga, costas e cabeça. Como as pessoas diziam que a varicela não dá febre tão alta, fiquei desesperada e liguei imediatamente ao meu médico novamente para ver se seria possível ele ver o A. em casa, pois não queria que o A. andasse assim de lado para lado sem saber o que tinha e uma coisa é o diagnóstico por telefone (embora não fizesse mal pois a linha saúde 24 é igual e confio 100% ou mesmo 200% no meu médico)… sentia-me mais segura!
Assim foi, por volta das 19h o médico estava em casa, examinou o A. e a suspeita de varicela confirmava-se mesmo. Mas pelos vistos era mais grave do que era esperado, além das borbulhas nos locais acima mencionados (barriga, costas, cabeça) o A. ainda tinha borbulhas espalhadas nos pés, palmas dos pés, dedos dos pés, genitais, rabo, e na boca (céu da boca e língua)!!!!! Dá para acreditar que o meu KinderJoy está a sofrer, sem falar na febre alta que não fica abaixo dos 38º???

Fiquei incrédula. Mantivemos as mesmas recomendações (Atarax 3 vezes ao dia, Ben-U-ron de 8-8h e banhos de água de 4 em 4h com farinha maisena, e Betadine muito Betadine para secar tudo)e recomendações estritas de vigilância máxima pois como o A. tem a boca cheia de borbulhas e não come porque lhe dói ele pode desidratar: beber muitos líquidos, tudo passado e coisas frias.

Congelei pois tudo o que possa ser grave não pode ser compatível com um filho nosso....
e naquele momento senti chão por baixo dos meus pés fugir...
Tentei manter a calma acima de tudo, e tentei a todo o custo não sofrer por antecipação... e custa imenso. Faço tudo por ele e paciência arranjo-a no momento em que penso que não consigo.
Por mais que tenha noção que a facilidade de informação hoje em dia é causa de alarmismos infundados, não me seguro e faço uma pesquisa na Net: "varicela" - e um simples clique no Google pôs o meu coração a bater como nunca.
Mais uma vez mantenho a calma e em conversa com o papá resolvemos que tenho de colocar o A. em primeiro lugar e passar o trabalho para segundo plano. Resolvi meter uma semana de baixa para lhe dar todo o apoio que necessita, pois com a minha mãe operada, a minha irmã a trabalhar quem cuidará dele? Quem lhe dará os cuidados necessários? Tenho mesmo de se eu, Eu é que sou a mãe… e assim foi.

Durante estes dias eu acho que já via pintas em todo o lado e não conseguia de todo distinguir a sua evolução.

As noites têm sido passadas em branco, o A. acorda cheio de comichão e coça-se muito na cama (parece uma cobra a mexer-se para se poder coçar); diz que quer ficar no colo que tem calor e comichão e no colo fica bem... eu tento fazer tudo com que ele se sinta bem mas ficar a noite toda a pé com ele ao colo não dá, as minhas costas não aguentam!!! Ele lá chorou um bocado mas tive de o colocar na cama... foi ele a chorar de um lado e eu do outro porque custa imenso a uma mãe vê-los sofrer e não poder fazer nada.

E há alturas em que tenho mesmo de me manter calma e fria: quando vou colocar Betadine nas borbulhas o A. chora, implora para não lhe colocarmos mais, diz que está frio, que se sente mal disposto e o papá não aguenta vê-lo assim e por mais que tente estar ali a dar apoio e a dar miminho ao A. não aguenta e acaba por sair com as lágrimas nos olhos; Outra situação que nos custa muito é ele querer comer e não conseguir, diz que tem fome e olha para nós a chorar e pede para lhe tirarmos os dói-dóis da boca que quer comer "mamã linda, tira os dói-dóis da boca que eu tenho fome!", parte-se-me o coração... é difícil uma situação destas, e o coração bate a mil.

Sei que há coisas bem piores e que isto faz parte da via, mas custa muito vê-lo sofrer e não poder fazer nada para o ajudar ou para aliviar o que ele sofre.

Não posso deixar de frisar que durante todo este período amigos perguntavam imenso pelo A., a saber como estava… e estas coisas nunca se pagam. Um bem-haja a todos.

Durante todo este período senti o nervoso miudinho do A., mas noto que já amadureceu desde a última vez que se viu com febres altas.

Eu, imponho a mim mesma uma calma extraordinária. Sou mãe dele, e creio que o meu dever é transmitir-lhe isso, calma e confiança que tudo está bem e que assim vai ficar.
Lembro-me que quando era pequena, a minha mãe entrava em pânico, em consequência, eu por mais bem que estivesse, só me sentia ainda pior. É óbvio que ela não fazia por mal, mas por isso, sempre achei que um dia me tentaria controlar ao máximo para que os meus filhos conseguissem obter de mim essa imagem de apoio. Posso afirmar que felizmente, até à data tenho conseguido fazê-lo, mas confesso que é das tarefas mais difíceis que incuti a mim mesma...

Assim mas ainda em alerta o 1º susto já caminha para a prateleira...

E o A. estava assim na fase inicial:








Sr, A & R

Sem comentários: