Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O adeus à D. Fralda

A imagem ilustra as minhas palavras. Estamos quase a completar o desfralde diurno!

O processo tem demorado algum tempo, não posso precisar, sendo que, como já sabem, desde há algum tempo (mais ou menos 1 mês, nem tanto) que iniciámos o A. na habituação do bacio, mas não correu bem, pois para ele bacio era igual a brincadeira e não se queria sentar.

Foi tudo super natural e sem stresses, tal como eu sempre fiz intenção que fosse.

Recebi imensos conselhos e apercebi-me que a nossa primeira iniciativa pode ter ajudado bastante, pois há imensas crianças com medo do bacio e que o rejeitam logo de antemão. O A. não em mede e senta-se nele, mas não lhe dá muito valor e não acha piada a estar ali sentado, sou mesmo da opinião que ele não acha confortável. De qualquer forma, penso que é importante fazer investimento num bacio que seja essencialmente confortável para a criança. Em que o rabiosque fique bem assente e isento de marcas em caso de te que ficar lá mais algum tempo do que o esperado. Pelo que me tenho apercebido em conversas e mesmo lendo na net há bebés que preferem de imediato passar para a sanita (caso do A.), com o devido redutor, que, na minha opinião, tal como o bacio quanto mais confortável for, mais ajudará a adaptação do bebé… o que também compramos!!!!

Nós começamos por fazer assim:

Começámos inicialmente por coloca-lo na sanita sempre quando acordava ou de manhã ou da sesta (estudos comprovam que o bebé faz chichi nos 5 minutos que decorrem depois de acordar), por isso normalmente a experiência corria bem.

Nunca o pressionámos.

Primeiro começou por dizer-nos que tinha a fralda suja (ca-ca ou xixi), e segundo li, este é um dos primeiros sinais que eles estão preparados para o desfralde.

Mas fui adiando, a etapa de lhe tirar a fralda, até que houve um dia em que decidi estar na altura de lhe dar a oportunidade de avançar mais nesta etapa. Comecei por lhe tirar a fralda durante o dia em casa, vestindo-lhe as cuequinhas ou o bikini como ele chama (slip).

Li algures que nas primeiras vezes que lhes colocamos cuecas eles têm a sensação que estão protegidos e fazem chichi naturalmente (o que aconteceu algumas vezes, mas nada de stresses).

Decorreram alguns dias, e com eles alguns acidentes, claro.

Por vezes para lhe dar a sensação de desconforto, sempre que havia um acidente não tirava de imediato a cueca (li este conselho algures, não me lembro onde).

Quando saiamos de casa, punha-lhe a fralda para evitar “desgraças”. A pouco e pouco chegamos lá. O A. começou por pedir xixi e cácá, e quando já não vai a tempo põe-se a segurar a pilinha por cima das calças para evitar que o xixi saia. Acho que estamos no bom caminho. Há dias em que ele não suja nada, outros que quando está eufórico com a brincadeira ou a fazer algo que gosta só diz que tem xixi quando já está todo molhado

Nunca ralhámos com ele quando se descuidava. Nunca o pressionámos.

Cada vez que cumpria a sua tarefa, saltávamos e batiamos palmas até ele soltar gargalhadas. Agora quando faz chichi fala para a pilinha: "já tá pili? Amia!!!!”

Mais uma ETAPA SUPERADA.

PARABÉNS MEU AMOR.

AS, A & R

Sem comentários: