Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

domingo, 23 de outubro de 2011

Coisas do A.

O A. está enorme, tal como seria de prever.
É incrível como estes dois anos (25 meses) na vida de um adulto se reflectem como se fossem dois dias, e na vida de uma criança representam um amontoado de conquistas, evoluções, novidades!

Ao olhar para o A. esqueço-me, na maior parte das vezes, da idade que ele tem.
Ele tem tido um desenvolvimento exemplar e que não só nos espanta a nós, como a todos que o rodeiam. É cada vez mais menino e menos bebé, e não parece nada a idade que tem, parece um menino mais velho!

Ele agora que já fala lá vai conversando de uma forma que se torna completamente enternecedor estar com ele e falar com ele… e faz coisas que eu nem sabia que as crianças fariam tão cedo! É uma fase de aprendizagem para ele e para mim!

O A. está numa fase em que por mais que me esforce, não consigo fazer um resumo detalhado da sua evolução, porque simplesmente torna-se cada vez mais abismal de dia para dia o desenvolvimento, aprendizagem, assim aqui deixo um pequeno resumo:

- Sabe mostrar alguns estados de espírito (contente, rir, zangado, chorar);
- Sabe dizer muito bem o que quer e o que pensa;
- Continua a comer bem… embora haja dias em que parece ter enjoado toda a comida... normal nesta idade. Se eu stressava no início com esta situação, passei a adoptar uma postura totalmente descontraida em relação ao assunto, tal como o nosso médico recomendou.
- As brincadeiras mantêm-se pela particularidade de futebol, carros, escondidas, fazer cabanas e por vezes um ou outro jogo mas é sol de pouca dura, e quer voltar aos mesmos;
- Adora desenhos animados, e elege o Panda, Rucca, Noddy, como preferidos.
- Adora animais.
- Utiliza chupeta só para dormir, mas há dias em que facilito e quando está mais aborrecido ou doente lá lhe dou a xuxa, tal como ele me pede.
- Não é muito dado a beijinhos, miminhos, abraços… só se lhe pedirem e mesmo assim!- - Adora cantarolar e inventar histórias a olhar para as imagens dos livros.
- Expressa-se perfeitamente; faz birras, caretas
- É muito vaidoso! Quando veste roupa nova ou corta o cabelo, faz questão de mostrar e dizer a todos; não posso esquecer de dizer que vai para a frente do espelho para se ver e volta a arranjar a roupa e o cabelo. Imita o papá neste ritual… agora só quer calças com bolsos para andar com as mãos nos bolsos!!
- Imita tudo o que nós fazemos, agora é preciso muito cuidado com tudo o que dizemos ou fazemos.
- É bastante independente, quer fazer tudo sozinho e nas brincadeiras tem de comandar se não olha que não há brincadeira para ninguém... vejam lá a minha sorte, ficar sem brincar!!
- É muito agarrado à mamã. Em relação à família estranha no início mas depois de averiguar com quem está lá vai abrindo caminho para a brincadeira, mas se não gostar da pessoa, fujam da frente que quem sofre é a mamã pois ele não me larga.
- Gosta de ver como são feitas as coisas e brinquedos… adora desmontar tudo!
- Reconhece e distingue toda a gente pelos nomes, incluindo os avós.

Após este pequeno resumo é de concluir que evoluiu bastante e tenho muito orgulho nele.S, A & R

Sem comentários: