Não existe uma data fixa para o bebé começar a deixar de usar faldas, porque cada criança tem o seu tempo e o seu ritmo de desenvolvimento e amadurecimento, que deverão ser respeitados.
Daí que a paciência e a perseverança dos pais deverá ser indispensável. O importante é tratar o assunto de forma natural, sem irritação ou impaciência.
Os pais deverão ser pacientes e esperar com tranquilidade a chegada dos sinais que indicam a maturidade necessária por parte da criança para largar as fraldas. Alguns destes sinais são o ser capaz de reconhecer que está na hora de fazer chichi ou cocó, ter já uma linguagem bastante mais desenvolvida, o saber dizer “Não”, o manter a fralda seca durante longos períodos, o conseguir despir-se sozinho, baixar as calças, tirar a fralda, baixar e subir as cuecas, o gostar de imitar o comportamento dos mais velhos e repetir aquilo que dizem, e ter já hábitos regulares para fazer cocó.
É exatamente neste período que os pais devem apresentar o penico ao filho: colocar a criança sentada apenas para que ela veja como é. Depois, comece a levá-lo ao quarto de banho. Retire-lhe a fralda e sente-a no bacio em intervalos regulares (de hora a hora, por exemplo), durante cerca de 10 minutos, sem o deixar impaciente. Caso não aconteça nada, deixe-o voltar à brincadeira e repita a ação mais tarde.
Peça a ele que avise quando estiver com vontade de fazer xixi ou cocó. Todavia, muitas são as vezes em que as crianças estão tão entretidas a brincar que não se apercebem da vontade a chegar, por isso, se achar que ela demora muito a avisar, mais vale tomar a iniciativa e antecipar-se.
Outra ideia é associar uma palavra à situação, para que a criança possa expressar a sua vontade de usar o bacio.
Procure vestir-lhe roupas práticas, que lhe permitam despir-se facilmente. Isso irá dar-lhe uma sensação de autonomia.
Felicite-o e recompense-o de cada vez que a criança pede para fazer xixi ou cocó e faz no bacio ou na sanita.
No caso de ocorrer algum acidente, nunca repreenda. Tudo isso faz parte desta fase, e a repreensão só vai fazer com que a criança ganhe medo e se recuse a colaborar. E jamais lhe volte a colocar a fralda, o que poderá deitar tudo a perder.
Em caso de dúvidas, converse com seu pediatra. Ele é a pessoa indicada para responder todas as suas questões.
Sem comentários:
Enviar um comentário