Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 9 de junho de 2012

O papel do papá entre a carreira e a familia

A paternidade coincide, muitas vezes, com os anos mais exigentes para quem se quer realizar profissionalmente. Por isso é fundamental o suporte de quem fica em casa.

Questionamo-nos muitas vezes acerca das repercussões psicológicas de um pai demasiado absorvido pelas funções profissionais e muitas vezes ausente em casa por causa do trabalho. Condenam-se os pais por estarem presentes na vida dos seus filhos, por não interpretarem adequadamente o papel paterno. Em muitos casos esta ausência é colmatada pelas mães, às quais é deixada a tarefa de mediação entre os filhos e uma figura paterna pouco presente, pelo menos fisicamente.

Se é verdade que os homens hoje têm filhos, em média, após os trinta e três anos, é também verdade que esta é a idade decisiva para quem quer construir uma carreira. Uma possibilidade talvez só considerada quando se está decidido a criar uma família, mas que, uma vez concretizada, traz mudanças que requerem grande maturidade por parte de ambos e espírito de adaptação.

Os papás que procuraram uma ascensão profissional ficarão, por um lado, seguramente entusiasmados pelo novo desafio, mas não conseguirão evitar alguns sentimentos de culpa em relação aos filhos e à companheira. Através da sua sensibilidade devem procurar o equilíbrio certo para conseguirem participar e estar presentes mesmo à distância.

À mamã compete então a tarefa de explicar ao filho onde está o papá, e a espera a solidão de uma casa imersa no silêncio quando os filhos dormem. Neste caso é importante que se partilhem as escolhas com o companheiro. Não são raros os casos em que os cônjuges, nesta área, se tornam competitivos: se ela deixou um trabalho de que gostava ou tem uma profissão que a ocupa muito, ainda que não exija deslocações, pode sentir que o cuidado da família está principalmente a seu cargo, e pode-se sentir sozinha. Estes sentimentos inevitavelmente atingem os filhos, com o risco de se transmitir uma imagem destorcida do grande valor que tem, para cada pessoa, a sua realização profissional.

Sem comentários: