Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 28 de julho de 2009

Um miminho docinho

Este miminho foi oferecido pela http://aborboletasaiudocasulo.blogspot.com/, obrigada amiga.


Regras para receber o selo:
1 - Exiba a imagem do selo, que acabou de ganhar.
2 - Poste o link do blogue de quem a indicou (muito importante).
3 - Indique 10 blogues de sua preferência. Avise os seus indicados (não esquecer) e publique as regras.(São muitos da minha preferência...estes são alguns deles!)
A experiência do Ser
Era uma Vez uma Vida
Gui e Guida, os amores da minha vida!
Kiko Trakinas
O DIÁRIO DOS MEUS PIRATAS
Os Milagres Acontecem!
THEREASON
Um dia a minha sementinha vai chegar!
À procura de um ser ...

4 - Confira se os blogues indicados repassaram o selo e as regras. (deixo ao seu critério)

S&R

domingo, 26 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto-Prepare-se para a maternidade

Os cursos de preparação para a maternidade são essenciais para a mãe.
A maior parte das mães frequenta estes cursos a conselho do médico obstetra que a acompanha e retoma a frequência dos mesmos nas gestações subsequentes, o que se apresenta como muito importante para o bom desenvolvimento da gestação. Também a preparação física para o parto bem como a recuperação da mãe no puerpério são muito importantes, quer na primeira gravidez, quer nas subsequentes.
Estes cursos são, na sua generalidade, compostos tanto por aulas práticas, como por aulas teóricas. Nas aulas teóricas a mãe adquire um conhecimento relativo à sua fisiologia e anatomia nas diversas etapas da gestação e no pós-parto. As aulas práticas visam preparar a mãe para o parto, através da aprendizagem de técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios.
São, ainda, realizados exercícios físicos que visam não só preparar fisicamente a mãe para melhor enfrentar o parto, como, também, ajudar a sua recuperação no puerpério. Visam tanto uma preparação psíco-profiláctica para o parto, como uma recuperação pós-parto, pelo que se dividem, geralmente, em dois módulos, podendo a mãe optar por frequentar apenas um ou os dois. São, ainda, compostos por uma vertente de puericultura, em que se abordam temas como o aleitamento e os cuidados com o recém-nascido e com a mãe no puerpério, à qual são, geralmente, dedicadas duas ou mais aulas.
A maior parte destes cursos são compostos por duas aulas exclusivamente dedicadas ao pai e que cerca de 60% dos pais assistem a estas aulas, o que evidencia uma cada vez maior participação do pai na gravidez da sua companheira.
Enquanto que na maior parte dos centros de saúde as aulas se iniciam entre a 12º e a 16º semanas de gestação e terminam por volta da 28º semana, na maioria dos centros privados as aulas iniciam-se a partir do 7º mês de gestação e acompanham a mãe até ao momento do parto, altura em que se suspendem para recomeçarem após o mesmo.
Tanto nos centros de saúde como nas clinicas privadas de preparação para a maternidade estas aulas são geralmente orientadas por enfermeiras--parteiras, psicólogos ou por ginecologistas ou obstetras.
O mesmo não se pode dizer dos ginásios, onde a orientação é geralmente prestada por um fisioterapeuta ou professor de educação física com especialização na matéria, podendo intervir psicólogos, obstetras ou ginecologistas.
Geralmente estes cursos são compostos de 10 a 12 aulas de preparação para o parto.
Estas aulas são mistas, integrando uma hora teórica e uma hora prática. Existem centros que dividem o curso em 20 aulas e cada aula tem a duração de uma hora, (meia hora teórica e meia hora prática). A maior parte dos cursos integra uma componente pós-parto. Quanto custa Nas maternidades públicas ou centros de saúde estes cursos são gratuitos.
S&R

Quem deve estar presente na sala de partos?

Dar à luz é uma experiência intensamente pessoal, bem como a sua decisão de ter familiares, amigos ou assistentes de parto consigo na sala de partos.
Veja em seguida alguns dos aspectos a considerar quando preparar a sua “lista de convidados”:
• Não existe uma só decisão correcta. Num inquérito recente do BabyCenter, 44% das grávidas diziam que preferiam ser acompanhadas apenas pelo companheiro e a equipa médica quando dessem à luz, ao passo que 37% afirmou que tinha trazido mais um familiar e 16% pediu a presença de uma amiga.
• Alguns maridos ou companheiros podem sentir-se confusos quanto ao seu papel numa sala de partos ou ficar relutantes em participar na presença de outros. Se levar familiares ou assistentes de parto, assegure-se de que o seu companheiro aceita bem a sua ideia.
• Pode estar a sentir-se pressionada pela sua mãe ou pela sua sogra, ansiosas por estar presentes na sala de partos para assistir ao nascimento do neto — independentemente de ter manifestado o desejo de viver a experiência em privado. Se quiser ficar sozinha com o seu companheiro, não receie solicitar o apoio do pessoal do hospital para cumprir o seu desejo de manter os seus familiares fora da sala de partos.
S&R

Ajuda para a falta de fôlego e porque o bebé dá pontapés à noite.

O volume sanguíneo (plasma e glóbulos vermelhos) é agora cerca de 40 a 50% superior ao que tinha antes de engravidar, indo assim ao encontro das suas necessidades e do bebé. (Esta quantidade adicional também ajuda a compensar o sangue que perderá durante o parto.)
Agora aumenta quase meio quilo por semana e mais ou menos metade disso é directamente canalizado para o bebé. Com o útero a roçar o diafragma e o aumento da pressão no abdómen, poderá ter de enfrentar mais vezes a azia e sentir-se um pouco sem fôlego.
À medida que o bebé cresce, uma cada vez maior concentração de peso na barriga provoca uma alteração de postura e uma mudança do centro de gravidade. Além disso, os músculos abdominais vão esticando, as hormonas relaxam os ligamentos e o útero em expansão pode mesmo comprimir alguns nervos. Tudo isto pode contribuir para dores no fundo das costas e possivelmente para alguma dor ao nível das nádegas e das ancas. Informe o seu médico se sentir dores intensas ou dormência ou pontadas nas pernas.

EXPLICAÇÃO
Porque o bebé dá pontapés de noite?
Muitas grávidas dizem que os bebés parecem mais activos durante a noite, mas ninguém sabe porque acontece. A explicação tradicional é que a mulher irá reparar mais facilmente nos movimentos quando está quieta e sossegada. Mas pelo menos um estudo encontrou uma resposta diferente: investigadores no Canadá monitorizaram mulheres forçadas a fazer a gravidez em repouso e concluíram que os bebés eram mais activos à noite – mesmo que as mães passassem 24 horas por dia deitadas. Uma explicação possível é que os bebés gostam de se mexer e, quando a mãe está a dormir, o bebé sente-se incentivado pelo facto de se mexer sozinho, explica o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital, em Palo Alto, na Califórnia.

DICA DE CONFORTO
Falta de ar
Fica sem fôlego mais vezes do que o costume? Para lidar com isso:
• Abrande o ritmo. Seja realista sobre aquilo que consegue ou não consegue fazer e ouça o que o seu corpo tem para lhe dizer. Se uma actividade lhe parecer demasiado cansativa, então é porque é.
• Tenha cuidado com a postura. Os pulmões terão mais espaço para expandir se mantiver os ombros levantados, impedindo-os de descaírem.
• Concentre-se na respiração. Concentre-se em fazer inspirações profundas e cheias, conduzindo-as pela garganta e imaginando todo o percurso até ao bebé.
• Eleve o seu corpo. Irá perceber que conseguirá respirar mais profundamente à noite se elevar a cabeça e o peito com almofadas suplementares.

S&R

32 semanas – já só faltam 56 dias!

A ponta dos dedos das mãos e dos pés está agora coberta com unhas.
Por esta altura, o bebé pesa cerca de 1,8 kg e tem pouco mais de 43 centímetros. As unhas das mãos e dos pés já cresceram completamente.
Alguns bebés já têm uma boa cabeleira; outros têm apenas uma penugem.
O bebé ocupa agora muito espaço no interior do útero mas o espaço confinado não lhe limita o nível de actividade.
Poderá ter ouvido dizer que é normal os bebés abrandarem o ritmo com o avançar da gravidez, mas isso não é verdade. Se notar alguma redução dos movimentos do bebé, contacte o seu médico.
Se o seu bebé for rapaz pesará mais que uma menina.
S&R

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Amamentação

A amamentação deve ser exclusiva até aos 6 meses e continuar a amamentar até aos 2 anos de vida.
A OMS e a UNICEF recomendam:
- iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto;
- é importante que o bebé esvazie uma mama em cada mamada;
- a maioria das vezes o bebé fica saciado apenas com o leite de uma mama,
- não dar ao bebé nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que seja prescrito por profissionais de saúde;
- praticar o alojamento conjunto - permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24h por dia;
- não dar mamilos artificias, tetinas ou chupetas até a amamentação estar bem estabelecida;
- se o bebé não poder alimentar-se directamente da mama, o leite materno deverá ser oferecido por um copinho;
- uma boa forma de saber se o bebé está a receber o leite é se após os 3 primeiros dias de vida urina pelo menos 4-6 fraldas por dia e se há evolução natural do seu peso: ao fim de 8 dias terá cerca de 10% menos que o seu peso à nascença e ao fim de 15 dias deverá ter pelo menos o peso que tinha no nascimento.

Como Amamentar:
1. Na amamentação a posição é muito importante. Uma boa posição é aquela em que a mãe e o bebé estão confortáveis. O bebé deve estar virado de frente para a mãe, com a cabeça, ombros e corpo em linha recta. Não devemos forçar a cabeça do bebé contra a mama.
2. A mãe aproxima o bebé do peito não o peito do bebé, de forma que o rosto do bebé fique de frente para a mama.
3. Espere que ele tenha a boca bem aberta: pode estimular a abertura da boca com o mamilo no lábio superior do bebé ou apoiando a base da mama sobre a língua do bebé, apontando o mailo para o céu da boca.
4. A região inferior da aréola deve ficar quase toda dentro da boca do bebé, o queixo está a tocar a mama, os lábios têm de estar voltados para fora e as bochechas não se devem encovar na sucção.

INGURGITAMENTO, o que fazer?
Antes das mamadas:
1 - aplica panos húmidos e quentes nas mamas ou efectuar movimentos rotativos com áua quente
2 - iniciar a mamada pela mama mais cheia
3 - verificar se o bebé pega bem na mama

Depois das mamadas:
1 - aplicar panos húmidos e frios ou saco com gelo (5 minutos de aplicação e 2 minutos de descanso)
2 - se a mama se manter ingurgitada após a mamada, poderá ser retirado o excesso de leite manualmente ou com a bomba extractora.
3 - não usar desinfectantes ou cremes com perfume nos mamilos, pois podem causar irritação da pele e rejeição do bebé ao leite. Evitar lavagem excessiva dos mamilos durante o banho.

Consequências de uma má pega:
* mamilos gretados e dolorosos
* mamas ingurgitadas (muito cheias e dolorosas)
* o bebé fica insatisfeito e por isso quer mamar a toda a hora
* redução da estimulação mamária e diminuição na produção do leite
* não há aumento do peso do bebé
* apoio disponível no cantinho da mãe e do bebé

S&R

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto - 4ª aula 23/07/2009

Hoje no curso de PPP estivemos a falar sobre a amamentação, das vantagens e desvantagens.
Sempre ouvi dizer que deviamos dar de mamar aos bebes, 10/20 minutos em cada mama para ele mamar das duas, mas hoje aprendi que não é assim porque não é o tempo suficiente para começar a sair o 2º leite rico em gordura e hidratos. Devemos deixar o bebé esvaziar uma mama em cada mamada, porque se o bebé mamar só 10/20 minutos em cada mama só vai ingerir leite líquido no início carregado de vitaminas, mas o leite que o amamenta rico em gordura e hidratos fica na mama.
A OMS realizou um estudo por causa de se dizer que há leite fraco e chegaram à conclusão de que nenhuma mamã tem leite fraco. O que pode acontecer é por vezes estarmos a ter uma técnica errada de amamentação o que faz com que o bebé não mame tanto. Além de que não há tempo estipulado para dar de mamar (20 min ou de 2 em 2 horas), devemos dar de mamar o tempo que o bebé quiser mamar, pois quanto mais leite o bebé mamar, mais leite nós vamos produzir.
É errado dizer que quando o bebé está a mamar e tem cólicas que engoliu ar, pois quando o bebé agarra/abocanha a mama, não entra ar (ao contrário do biberão), pode entrar um pouco de ar na fase em que ele está a tentar agarrar a maminha com a boca mas durante a amamentação não, porque ele com a lingua estimula a parte de baixo da mama e com o lábio superior "prende" o mamilo. (boa pega da mama: labios do bebé voltados para fora e as bochechas não se podem encovar)
Nos 3 primeiros dias o bebé não precisa de mamar tanto, daí o leite só subir ao 3º ou 4º dia, pois nestes dias os bebés utiliza as reservas que guardou durante os 9 meses. Nestes primeiros dias ele vai aprender a mamar, a pegar na mama e só vai ingerir o colostro.

COMO PODEMOS VERIFICAR SE O BEBÉ ESTÁ A MAMAR BEM:
- pela quantidade de vezes que urina(primeiros 4 dias urina 1 vez por dia, o cocó também conta como urina, depois a partir do 5º dia irá fazer 6 vezes por dia )
- o cocó dele torna-se mais amarelo e liquído (por vezes pensamos que ele está com diarreia mas não é)
- peso do bebé (8 dias após ter nascido ele deverá ter perdido 10% do peso que tinha à nascença, mas 15 dias depois deverá ter recuperado esse peso)
Nos primeiros 6 meses de vida, não é necessário darmos água ao bebé, pois o nosso leite já tem tudo, já é uma refeição completa para ele, como sabemos o primeiro leite a sair é líquido, aguado. A partir do 6º mês e à medida que vamos introduzindo outros alimentos vamos dando água. Quem amamenta tem de ter uma alimentação equilibrada como tem na gravidez, e não precisa de se inibir de comer seja que alimento for. O mesmo caso se aplica caso esteja doente, pode dar de mamar à vontade.

Falamos da utilização dos mamilos artificiais e não aconselham, pois com eles os bebés não pegam bem na mama e normalmente só ficam a chuchar no bico do mamilo de silicone, não estimulando assim a mama da mesma maneira. Aconselharam-nos a não os comprar até vermos realmente como ele vai pegar na mama, pois mesmo tendo mamilos saídos, pequenos, rasos ou invertidos, toda a mulher consegue dar de mamar, porque o leite liberta-se devido à presença da ocitocina que é uma hormona tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.

Na próxima aula, vamos "brincar" com os nenucos, e aprender as posições para dar de mamar.
Vai ser giro... ai vai vai.

S&R

Análise 3º trimestre + Ecografia

Hoje foi o dia de fazer as análises e a ecografia.
As análises correram bem, a parte que não gosto mesmo é a de beber o xarope carregado de açúcar, mesmo escolhendo o sabor a limão e ter de esperar 1h, sem comer, sem beber. O Afonso não gostou nada e não parava de dar pontapés a reclamar que tinha fome... pelos vistos o meu rapaz não se alimenta com qualquer coisinha!!!
Depois seguimos para fazer a ecografia, para variar atrasou 1h, mas a contade de ver o Afonso relaxa-nos imenso, e estavamos tranquilos.
Lá entramos para a Eco, e mal a GO nos viu pediu para trocarmos de sala, porque queria que fizessemos a Eco a 3d. Depois de mudarmos de sala, lá tentou ver o Afonso a 3d, mas o malandreco tapa a carinha com a mão e está com o mariz encostadinho à placenta a sentir o seu cheiro... e por mais que a médica o abanasse ele não se mexeu, assim só o vimos de cima e de perfil, mas é lindo!!! Tem cá um feitio como a mãe!!!!
Já agora aviso que o meu filho é um exibicionista, nem imaginam. Não é que ele tapa a cara para ninguém o ver mas o material coloca-o todo ali à mostra, entre um pontapé e outro lá abria a pernoca para vermos bem o que ele tinha ali... se for assim quando sair cá para fora, vou estar feita.
Mas o mais importante é ser perfeitinho, e estar tudo no sítio e bem formado. Já pesa 1914gramas, o fémur mede 63.7mm, tem cá uma pernoca jeitosa.
E a médica disse que agora é que ele vai engordar, estou feita, daqui a uns tempos eu vou rebolar. Ficamos todos babados e cada vez com mais vontade de conhecer o nosso pequerrucho.
Agora resta-nos aguardar pela consulta na próxima semana para ver o que a GO vai dizer.
S&R

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Amanhã é dia de exames

Resolvi tirar a manhã do dia de amanhã (23/07) de férias para ir fazer os meus exames do 3º trimestre.
Vou tentar estar no laboratório de análises por volta das 8/8.30h para fazer as análises, pois mesmo tendo prioridade tenho de contar com a análise da glicose que é uma seca (1h de espera). depois iremos fazer a ecografia com a GO. Estamos ansiosos por ver o Afonso, saber como ele está, se está tudo normal, posição dele, medidas, peso, queremos saber tudo, absorver cada momento, cada informação, cada imagem!!!!
E depois da parte da tarde iremos para o curso de PPP.
Depois venho cá contar as novidades.

S&R

Somos uma Família Feliz

S&R

Curso Preparação para o Parto-3ª aula 22/07/2009

Olá ora aqui estou eu, para vos falar da 3ª aula do curso PPP.

Hoje continuamos a ver mais alguns videos sobre os vários tipos de parto, e desta vez foi o PARTO ORGÁSMICO - tem este nome porque tal como o nome indica muitas vezes está associado a um orgasmo, há muitas mulheres que referem ter um orgasmo aquando do nascimento do filho.
Este parto é realizado em casa, sem recurso a medicamentos, simplesmente com a presença das pessoas que queremos ter ao nosso lado e com quem nos sentimos bem e com a presença de uma parteira. Os dois videos que vimos, foram partos feitos dentro de uma piscina, actualmente nós cá ainda não efectuamos, fala-se muito do Hospital de São João que está a recorrer, mas ainda não é bem assim. Em Lisboa já começa a ser efectuado.

Depois estivemos a fazer um resumo destas aulas em que falamos sobre o nascimento.
A Enfermeira frisou bem que temos de ter a ideia e estarmos cientes de que a primeira visão que vamos ter dos nossos bebecas logo a seguir ao parto, não é como se pinta nos filmes, todos limpinhos e todos lindos, pois muitas mamãs chegam a rejeitar os bebés e por vezes começam nesta fase as depressões porque o primeiro impacto ao olhar para os filhos é má, eles chegam até nós ainda com sangue, molhados do líquido, com a cor azulada e com restos do parto.
Significado da palavra TRICOTOMIA - nada mais nada menos do que nos cortarem os pêlos na zona da vagina. Hoje em dia já não é muito usado, e só fazem mesmo na zona da vagina e do ânus quando há necessidade para suturar.
Porque nos pedem para fazer 2 clisteres - para limparmos o nosso intestino, pois aquando do parto a vontade de puxar é igual a quando vamos ao wc, só que aqui puxamos e não temos nada para deitar fora. Muitas mulheres com medo de evacuarem não fazem força nem puxam para os bebés nascerem daí por vezes terem de recorrer a ventosas para a judar o nascimento.
Quando estivermos com uma dilatação de 10cm, é a altura exacta para o bebé nascer que dura entre 10 a 40 minutos. Depois do bebé nascer a placenta tem de sair toda (dequitadura). Caso não saia toda, nem que seja um bocado, podemos ter complicações graves de saúde ou até mesmo morrer, daí depois do bebé nascer, a enfermeira coloca a mão dela na nossa barriga podendo fazer um bocado de força ou massajar para sentir a placenta, ver onde esta se encontra e se está solta. Este processo dura entre 5-30 minutos. 2h após sair a placenta ficamos em vigilância.

EPIDURAL
Tem efeito 5-15 minutos após ter sido administrada. Por vezes pode não ser eficiente a 100%, varia de mulher para mulher, mas normalmente é.
Vantagens:
- bloqueia a dor

Desvantagens:
- nem sempre tem o efeito desejado
- traz efeitos secundários tais como: tensão baixa, tremores, suores, náuseas, vómitos; raramente acontece: dores de cabeça intensas, prurido (comichão) e dores nas costas.
Há algumas mulheres que dizem que depois de levar a epidural ficam com dores nas costas, é mentira, pois não se deve de certeza à epidural.

Devemos confiar no anestesista que nos está a dar a epidural e fazer o que ele manda, relaxar os ombros, e sempre que tivermos uma contracção devemos avisá-lo, porque durante a administração da epidural não nos podemos mexer. Se durante este processo sentirmos algum desconforto, como perna dormente ou formigueiro, também devemos comunicar ao anestesista.

A aula de hoje baseou-se nesta informação, e foi óptima.

No final vimos um enxerto de um filme sobre a amamentação que é o que vamos dar amanhã. Aprendi que não devemos forçar o bebé com a mamã, que devemos deixá-lo procurar e incentivá-lo à procura, não lhe darmos a mama de mão beijada, pois eles sentem onde ela está porque o primeiro leite, colostro, tem o cheiro do líquido amniótico além de que o nosso mamilo estámais escuro para o bebé o reconhecer. Foi lindo ver o bebé acabado de nascer, colocado sobre o peito da mãe e procurar a mama.

S&R

domingo, 19 de julho de 2009

31 semanas – já só faltam 63 dias!

O bebé mede cerca de 40 centímetros e pesa pouco mais de 1,350 kg, tendo agora outro salto de crescimento.
Os pulmões já desenvolveram a maioria das vias e a vesículas aéreas estão preparadas para respirar. A placenta recebe quase meio litro de sangue da sua circulação por minuto, fornecendo oxigénio e nutrientes ao bebé.
A pele do feto começa a alisar. Tantpo o vérnix como o lanugo começam a desaparecer e ele poderá já ter dado a volta.
O bebé consegue virar a cabeça de um lado para o outro. Evidentemente, ainda não compreende que este movimento significa “não” mas ficará surpreendida com a rapidez com que passará a compreender este e outros gestos quando nascer. Com a camada adiposa que tem estado a acumular nas últimas semanas, os braços e as pernas estão agora bem cheinhos.

S&R

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto-2ª aula 16/07/2009

Hoje a minha aula foi falar sobre os sinais de parto.
Falamos sobre quando devemos ir para a maternidade:
expulsão do rolhão mucoso - pode sair todo de uma vez ou aos poucos, ocorre a partir das 36/37 semanas e não é sinal de parto, mas um indicativo de que está a chegar;
romper a bolsa - convém quando romper a bolsa, sentarmo-nos durante 10 minutos, anotar a que horas esta se rompeu porque vão perguntar no hospital, convém repararmos na cor do liquido e só depois é que nos devemos dirigir ao hospital com calma. Pois esta bolsa é a que protege o nosso bebé de todas as infecções.
Cor normal do líquido - incolor;
esverdeada, escura ou com mau-cheiro - sinal de irmos imediatamente para o hospital pois o bebé poderá estar em sofrimento.
Também podemos ir perdendo liquido aos poucos e não todo de uma vez. Para sabermos se é líquido ou urina, basta mudar de cuecas se estas estiveram molhadas, levantarmo-nos e andar 10 minutos, se sentirmos que perdemos algo então é de certeza líquido, normalmente não tem mal porque está a sair aos poucos, mas convém dirigimo-nos a um hospital para avaliarem em que ponto está a situação.
contracções - no caso de serem contracções dolorosas que não passam em repouso e se verifique de 5 em 5 minutos é altura certa para ir para o hospital. Devemos aceitar as contracções com pensamento positivo, pois quando temos estas contracções dolorosas normalmente o que uma mulher faz é o oposto ou seja negar, e isso vai provocar tensão nos músculos e vamos sentir ainda mais dor. O único incoveniente se formos antes deste tempo para o hospital é o fatco de ficarmos logo ligadas ao CTG, e não nos vamos poder movimentar. Andar ajuda imenso na dilatação.
Estivemos a ver alguns videos de trabalhos de parto, e acreditem que todas nós ficamos com a lágrima no olho!!! Vimos parto com epidural e parto natural sem recorrer a medicamento e da maneira como a mamã pretende. A posição mais fácil para termos os bebés é de cocoras, vimos no filme a mamã nesta posição, sentada num banquinho e foi lindo, o papá sempre ao lado a mima-la e tudo. O problema é que os nossos hospitais ainda não aceitam bem estas mudanças e já viram o que é contrariar o que eles durante anos defenderam que seria a melhor maneira para termos um filho? Além disso acham que todas as mães querem o parto da mesma maneira, deitadas e com epidural. Recomendaram-nos falarmos sobre a maneira de como queremos o nosso parto com a médica para ver se há a possibilidade de ser feito, pois é um momento nosso e não dos médicos, para eles é mais um parto, mais um dia de trabalho.
Mais tarde a enfermeira vai ensinar-nos algumas posições e colocação de pés que mesmo estando deitadas (o normal nos nossos hospitais) podemos fazer para facilitar a saida do bebé depois coloco aqui.
S&R

Curso Preparação para o parto-1ª aula 15/07/2009

E comecei o Curso de Preparação para o Parto. Estou toda orgulhosa do R, ele anda a companhar é o único marido no meio de tanta mulher grávida. A enfermeira ficou satisfeita e incentivou a aparecer sempre que podesse. Estamos os dois a gostar.
Ontem na primeira aula, e entre apresentações e a explicação do curso lá começamos nós a aula teórica "gestação e nascimento".
Sessões teóricas:
- gestação e nascimento
- cuidar do bebé
- amamentação
- recuperar pós-parto
Depois iremos visitar o Hospital Pedro Hispano.
E depois teremos as sessões práticas:
- tecnicas de respiração e relaxamento
- treino para acompanhantes no trabalho de parto
- ginástica para gravidas.
A enfermeira prontificou-se a acompanhar-nos em casa após o parto. No primeiro mês após ter o Afonso irei inscrever-me no curso de massagem infantil e no curso de recuperação pós-parto.
Falamos da preparação do enxoval para o bebé e da mala de maternidade da mamã e do bebé.
Para a mamã aconselharam-nos a levar:
- baton de cieiro, pois os nossos lábios irão ficar secos, e brancos, devido à grande perda de sangue que irá acontecer. (o meu baton já está na mala).
- cuecas descartáveis, aconselharam as de rede, pois as outras poderão apertar na cinta, e temos de nos lembrar que ainda vamos ficar como se tivessemos uns 5/6 meses de gravidez e ainda vamos inchar um pouquito mas todo é normal. Estas cuecas disseram que na loja da pré-natal se vende cada uma a 1€, mas que também há no continente, eu se comprar vou preferir assim, aliás já vi no site da empresa que fornece aqui o consultório e um pack de 6 fica por 2,54€. - pensos absorventes aconselharam os de incontinência mesmo, Tena Lady, devido ao grande fluxo que iremos ter.
- cinta pós-parto é opcional, pois muitas pessoas pensam que ao usar a cinta o corpo irá mais depressa ao sitio, ERRADO. Em caso de cesariana não devemos utilizar a cinta mais de 15 dias seguidos, pois assim os nossos músculos da barriga não irão trabalhar e retomar ao seu lugar. No caso da cesariana também há mamãs que as usam porque ajudam a suportar melhor a dor do corte e para se poderem mover bem. O exemplo que deram, foi quando engessamos um braço partido e andamos assim durante vários meses, quando o retiramos temos o braço/músculos dormente e temos de fazer fisioterapia.

Em relação ao bebé:
- aconselham 3 roupas completas, mas a enfermeira aconselhou a levarmos 5, não por eles bolsarem porque no início eles mamam só umas gotinhas porque o estomago deles ainda é do tamanho de um berlinde, mas por causa dos cocós, no caso deles vomitarem devido ao parto, porque podemos colocar mal a fralda. Fiquei a saber que fazem cocó 6 vezes por dia. (lá vou eu á falência só em fraldas).
O motivo porque pedem roupa quente para o 1º dia, é porque o bebé na nossa barriga está num ambiente que ronda os 36º/37º autênticas caraíbas, e ao nascer vem para um ambiente muito mais baixo de temperatura e vem desregulado, e os 2 primeiros dias são a ambientação. Como nós também vamos andar um bocado desreguladas na temperatura uma forma de vermos se está frio ou não, é olhar para quem nos visita e ver a forma como estão vestidos, pois o bebé às vezes chora não por dor mas por ter calor ou frio!!! Em relação ao gorro, é necessário nas primeiras horas de vida do bebé, porque agora não optam por dar banho ao bebé mal ele nasça, porque ele vem coberto com um liquido (esqueci o nome) que o proteje do nosso ambiente, o único sitio que é lavado é a cabecinha, para não ficar com os restos do nascimento que vêm junto com o bebé no cabelo para não dar a sensação de porcaria, daí colocam o gorro para ele ficar protegido.
- Fraldas de pano - aconselharama levar, porque dá sempre para limpar qualquer coisa do bebé.
- toalhetes de limpeza - não aconselharam toalhetes de limpeza mas sim compressas secas esterilizadas, pois devido aos cheiros e perfumes a maior parte dos bebés fazem todos alergia, e basta uma compressa e água que é o suficiente para limpar o bebé e a pele dele que é muito frágil e assim irá fazer alergia. Toalhetes usar só quando sairmos. Quantos mais produtos comprarmos e colocarmos nos bebés é pior pois mais alergias ele poderá vir a ter e é o que tem acontecido, o número de bebés com alergias estão a aumentar.
- Aconselham a escovar sempre suavemente tipo massagem a cabeça do bebé sempre depois de fazer a higiene para estimular o crescimento da crosta láctea.
Quem não tiver saco de primeiras roupas, pode envolver as roupas em fraldas de pano e etiqueta-las.
No saco da primeira roupa devemos colocar sempre 1 pente, pois eles têm, mas se colocarmos um é o nosso utilizado.

S&R

As 30 semanas chegaram tão depressa

Agora começo a ter a sensação de que está pertinho o dia do Afonso nascer. Sim, bem sei que faltam 2 mesinhos, mas ao chegar às 30 semanas dá-me a sensação de que já falta pouco. O tempo está a passar tão depressa!!
Sinto-o a mexer e remexar aqui dentro e acho que vou sentir tantas saudades destes tempos, acho não, tenho a certeza absoluta. Estou a adorar tanto, mas tanto mesmo a minha barriguinha e tudo aquilo que o Afonso me tem ensinado e me tem feito sentir nestes meses.
Bem sei que quando ele nacer, cada dia vai ser também diferente, nova aprendizagem. Aliás, agora já é, pois é ele que manda cá em casa, tudo se movimenta em função dele, as conversas e as atenções estão todas viradas para o nosso pequenote.
Sabem, tanto eu como o R somos muito mimados. Eu sempre fui a menina da mamã, a filha mais nova, mais protegida; a minha família é sempre atenta, super carinhosa e não se inibe de dar um carinho, um abraço ou uma beijoca a qualquer altura, miminhos que sabem tão bem. E agora mesmo sendo já crescida, casada e prestes a ser mãe, ainda adoro que eles sejam assim para mim; cresci assim e hoje ainda me sinto a menina lá de casa, adoro o colo da minha mãe e todos os beijinhos e miminhos que dela recebo.
Fico super feliz e orgulhosa pelo AFONSO crescer no meio de tão boa gente e tão afectuosa. Acreditem que por vezes tenho medo que ele se torne numa daquelas crianças irritantes, estragadas com tantos mimos, pois lá em casa está tudo tão entusiasmado com a chegada do Afonso que até assusta! São os avós, os tios, a prima, amigos...
Comento tantas vezes isto com o R, e inclusivamente já falamos sobre a forma de como iremos lidar com isso e já chegamos a algumas conclusões e decisões conjuntas, é que apesar de termos sido os dois mimados, e de ainda hoje continuarmos a ser, os nossos pais sempre nos transmitiram desde cedo valores que nos fizeram ver a vida como ela é e não cheia de facilidades e fantasias. Agora resta saber se nos vamos sair tão bem como os nossos pais nesse ponto... só espero que sejamos bem sucedidos.
Com o aproximar do dia de nascimento do Afonso, começo a por vezes a ter alguns medos, receios, dúvidas e sei lá o que mais... é tanta coisa que me vai passando pela cabeça... mas uma coisa é certa, apesar de todos estes pensamentos, a mais importante é a de que esta felicidade veio para ficar.
Pois, desde que vi o meu Kinder pela 1ª vez na ecografia que a minha vida ganhou outro sentido, outra cor, a nossa vida mudou, e comecei a reparar e dar mais valor a certos detalhes que dantes não reparava... MAGIA DE SER MÃE/PAI!!
S&R

sábado, 11 de julho de 2009

30 semanas – já só faltam 70 dias!

Aponte uma luz para a barriga – o bebé já a segue.
O bebé tem agora quase 40 centímetros e pesa pouco mais de 1,350 kg. Está rodeado de cerca de 700 mililitros de líquido amniótico, mas esse volume irá diminuir à medida que o bebé cresce e preenche o útero.
O panículo adiposo cutâneo começa a formar-se e o feto tem um aspecto arredondado, pele rosada e lisa e começa a adoptar a posição de nascimento. Ossificam-se as quartas falânges e vêem-se o que serão os dentes. O fecto nesta altura já consegue virar a cabeça.
O bebé consegue agora distinguir entre a luminosidade e a escuridão e consegue até acompanhar uma fonte de luz.
Depois de nascer, manterá os olhos fechados uma grande parte do dia. Quando os abrir, irá reagir a alterações de luz, mas não conseguirá ver nada a mais de alguns centímetros de distância da cara. Como vai querer pegá-lo ao colo o mais possível, essa será a posição perfeita para que o bebé a veja com olhos de ver.

É mesmo verdade:
Investigações demonstram que as mulheres grávidas têm 15% mais falhas de memória do que as mulheres que não estão grávidas. A memória regressa após o parto.

S&R

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Finalmente, Chegou o Fim de Semana

E chegou o fim de semana, que maravilha, estava mesmo a precisar... descanso, praia, relax!

S&R

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sinto-me assim...

E começo a sentir-me um bocadinho enoooorrrrmmmmeeeeeee, apesar disso sinto-me confortável, bem disposta, sexy e acima de tudo feliz!
Já se começa a rvelar uma missão impossível apertar as sandálias, a pintar as unhas, a tratar dos pés!!!! Já me estou a imaginar daqui a umas semanas, a pedir ao R para me fazer tudo!!!
Mas mesmo assim tá-se bem... muito bem...
S&R

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Aniversário casamento 5 aninhos de amor

Parabéns para nós, parabéns para nós, que festejamos 5 aninhos de casamento cheios de amor, muito amor.




S&R

Parabéns Amor . 04/07/2009




S&R

Fim de semana em família

Olá amiguinhos, ora aqui estou para contar como correu o nosso fim de semana.
Sexta-feira à noite a minha mãe foi para a urgência do hospital com carta do centro de saúde, e pediu-me para não ir ter com ela pois como estou grávida tinha medo que apanhasse algo ali nas urgências, isto da gripe A veio atormentar a vida de todos.
Eu bem achei estranho quando em casa por volta das 18.30h lhe liguei e ela me disse que estava no recurso (ela só vai ao médico quando está mesmo mal, apesar de eu já lhe ter dito mil e uma vez que não era assim). Comecei a desconfiar, devido à maneira de ela falar comigo, havia qualquer coisa estranha. Passados 30 minutos a minha irmã ligou ao R (disfarçou tão mal) a avisar-lhe de que iriam para o hospital, mas para eu ficar em casa, claro que ele não me escondeu nada e só me pediu para ter calma. Custou tanto ouvir aquelas palavras e ainda tinhas umas coisinhas de última hora para tratar, mas fiz tudo o que tinha para fazer apesar de sentir uma dor enorme por dentro por não estar presente quando a minha mãe precisava de mim.
No final da noite a minha mãe lá me ligou a dizer que já ía para casa e que tinha tido uma trombose leve, que estava medicada e que se sentia melhor.
Eu bem, desconfiava mas quando nos toca a nós estas coisas nunca queremos acreditar. A vida é tão injusta!!!No sábado foi o aniversário do R, 36 aninhos e trambém festejamos 5 anos de casamento!
Fomos almoçar à casa dos pais dele, e depois de tarde estivemos no relax da casa, pois não tinhamos dormido nada na noite anterior. Ao final do dia lá fomos para casa da minha mãe, poi apesar de ela estar assim insistiu para que lá fossemos jantar. Quando chegamos lá ela estava deitada, pois a cabeça continua a dor imenso, já lhe disse que quando fosse ao médico do Centro de Saúde deveria falar nisso, pois não devemos facilitar. e dei-lhe um abraço tão grande e tão apertadinho!!
E foi assim, este ano o R preferiu um aniversário passado em família e mais calmo, sem stress.
Para ti amor, desejo-te tudo de bom, e que estejamos juntos com a nossa família por muitos e bons anos.
S&R

domingo, 5 de julho de 2009

29 semanas – já só faltam 77 dias!

O cérebro do bebé está a desenvolver biliões de neurónios.
O bebé cresce agora a toda a velocidade. Esta semana, pesa aproximadamente mais 250 gramas do que na semana passada (com um total de cerca de 1,150 kg) e tem pouco mais de 38 centímetros de comprimento da cabeça ao calcanhar.
Os músculos e os pulmões continuam a amadurecer e a cabeça começa a ficar maior, criando espaço para o cérebro em franca expansão – e que está bem ocupado a desenvolver biliões de neurónios. Com este acelerado crescimento, não é de surpreender que as necessidades nutricionais do bebé atinjam o máximo este trimestre.
Para se manter a si e ao bebé bem alimentados, vai necessitar de muitas proteínas, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio. (Todos os dias, cerca de 200 miligramas de cálcio são depositados no esqueleto do bebé, que se encontra em fase de endurecimento.)
S&R