E comecei o Curso de Preparação para o Parto. Estou toda orgulhosa do R, ele anda a companhar é o único marido no meio de tanta mulher grávida. A enfermeira ficou satisfeita e incentivou a aparecer sempre que podesse. Estamos os dois a gostar.
Ontem na primeira aula, e entre apresentações e a explicação do curso lá começamos nós a aula teórica "gestação e nascimento".
Sessões teóricas:
- gestação e nascimento
- cuidar do bebé
- amamentação
- recuperar pós-parto
Depois iremos visitar o Hospital Pedro Hispano.
E depois teremos as sessões práticas:
- tecnicas de respiração e relaxamento
- treino para acompanhantes no trabalho de parto
- ginástica para gravidas.
A enfermeira prontificou-se a acompanhar-nos em casa após o parto. No primeiro mês após ter o Afonso irei inscrever-me no curso de massagem infantil e no curso de recuperação pós-parto.
Falamos da preparação do enxoval para o bebé e da mala de maternidade da mamã e do bebé.
Para a mamã aconselharam-nos a levar:
- baton de cieiro, pois os nossos lábios irão ficar secos, e brancos, devido à grande perda de sangue que irá acontecer. (o meu baton já está na mala).
- cuecas descartáveis, aconselharam as de rede, pois as outras poderão apertar na cinta, e temos de nos lembrar que ainda vamos ficar como se tivessemos uns 5/6 meses de gravidez e ainda vamos inchar um pouquito mas todo é normal. Estas cuecas disseram que na loja da pré-natal se vende cada uma a 1€, mas que também há no continente, eu se comprar vou preferir assim, aliás já vi no site da empresa que fornece aqui o consultório e um pack de 6 fica por 2,54€. - pensos absorventes aconselharam os de incontinência mesmo, Tena Lady, devido ao grande fluxo que iremos ter.
- cinta pós-parto é opcional, pois muitas pessoas pensam que ao usar a cinta o corpo irá mais depressa ao sitio, ERRADO. Em caso de cesariana não devemos utilizar a cinta mais de 15 dias seguidos, pois assim os nossos músculos da barriga não irão trabalhar e retomar ao seu lugar. No caso da cesariana também há mamãs que as usam porque ajudam a suportar melhor a dor do corte e para se poderem mover bem. O exemplo que deram, foi quando engessamos um braço partido e andamos assim durante vários meses, quando o retiramos temos o braço/músculos dormente e temos de fazer fisioterapia.
Em relação ao bebé:
- aconselham 3 roupas completas, mas a enfermeira aconselhou a levarmos 5, não por eles bolsarem porque no início eles mamam só umas gotinhas porque o estomago deles ainda é do tamanho de um berlinde, mas por causa dos cocós, no caso deles vomitarem devido ao parto, porque podemos colocar mal a fralda. Fiquei a saber que fazem cocó 6 vezes por dia. (lá vou eu á falência só em fraldas).
O motivo porque pedem roupa quente para o 1º dia, é porque o bebé na nossa barriga está num ambiente que ronda os 36º/37º autênticas caraíbas, e ao nascer vem para um ambiente muito mais baixo de temperatura e vem desregulado, e os 2 primeiros dias são a ambientação. Como nós também vamos andar um bocado desreguladas na temperatura uma forma de vermos se está frio ou não, é olhar para quem nos visita e ver a forma como estão vestidos, pois o bebé às vezes chora não por dor mas por ter calor ou frio!!! Em relação ao gorro, é necessário nas primeiras horas de vida do bebé, porque agora não optam por dar banho ao bebé mal ele nasça, porque ele vem coberto com um liquido (esqueci o nome) que o proteje do nosso ambiente, o único sitio que é lavado é a cabecinha, para não ficar com os restos do nascimento que vêm junto com o bebé no cabelo para não dar a sensação de porcaria, daí colocam o gorro para ele ficar protegido.
- Fraldas de pano - aconselharama levar, porque dá sempre para limpar qualquer coisa do bebé.
- toalhetes de limpeza - não aconselharam toalhetes de limpeza mas sim compressas secas esterilizadas, pois devido aos cheiros e perfumes a maior parte dos bebés fazem todos alergia, e basta uma compressa e água que é o suficiente para limpar o bebé e a pele dele que é muito frágil e assim irá fazer alergia. Toalhetes usar só quando sairmos. Quantos mais produtos comprarmos e colocarmos nos bebés é pior pois mais alergias ele poderá vir a ter e é o que tem acontecido, o número de bebés com alergias estão a aumentar.
- Aconselham a escovar sempre suavemente tipo massagem a cabeça do bebé sempre depois de fazer a higiene para estimular o crescimento da crosta láctea.
Quem não tiver saco de primeiras roupas, pode envolver as roupas em fraldas de pano e etiqueta-las.
No saco da primeira roupa devemos colocar sempre 1 pente, pois eles têm, mas se colocarmos um é o nosso utilizado.
S&R