Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto - 4ª aula 23/07/2009

Hoje no curso de PPP estivemos a falar sobre a amamentação, das vantagens e desvantagens.
Sempre ouvi dizer que deviamos dar de mamar aos bebes, 10/20 minutos em cada mama para ele mamar das duas, mas hoje aprendi que não é assim porque não é o tempo suficiente para começar a sair o 2º leite rico em gordura e hidratos. Devemos deixar o bebé esvaziar uma mama em cada mamada, porque se o bebé mamar só 10/20 minutos em cada mama só vai ingerir leite líquido no início carregado de vitaminas, mas o leite que o amamenta rico em gordura e hidratos fica na mama.
A OMS realizou um estudo por causa de se dizer que há leite fraco e chegaram à conclusão de que nenhuma mamã tem leite fraco. O que pode acontecer é por vezes estarmos a ter uma técnica errada de amamentação o que faz com que o bebé não mame tanto. Além de que não há tempo estipulado para dar de mamar (20 min ou de 2 em 2 horas), devemos dar de mamar o tempo que o bebé quiser mamar, pois quanto mais leite o bebé mamar, mais leite nós vamos produzir.
É errado dizer que quando o bebé está a mamar e tem cólicas que engoliu ar, pois quando o bebé agarra/abocanha a mama, não entra ar (ao contrário do biberão), pode entrar um pouco de ar na fase em que ele está a tentar agarrar a maminha com a boca mas durante a amamentação não, porque ele com a lingua estimula a parte de baixo da mama e com o lábio superior "prende" o mamilo. (boa pega da mama: labios do bebé voltados para fora e as bochechas não se podem encovar)
Nos 3 primeiros dias o bebé não precisa de mamar tanto, daí o leite só subir ao 3º ou 4º dia, pois nestes dias os bebés utiliza as reservas que guardou durante os 9 meses. Nestes primeiros dias ele vai aprender a mamar, a pegar na mama e só vai ingerir o colostro.

COMO PODEMOS VERIFICAR SE O BEBÉ ESTÁ A MAMAR BEM:
- pela quantidade de vezes que urina(primeiros 4 dias urina 1 vez por dia, o cocó também conta como urina, depois a partir do 5º dia irá fazer 6 vezes por dia )
- o cocó dele torna-se mais amarelo e liquído (por vezes pensamos que ele está com diarreia mas não é)
- peso do bebé (8 dias após ter nascido ele deverá ter perdido 10% do peso que tinha à nascença, mas 15 dias depois deverá ter recuperado esse peso)
Nos primeiros 6 meses de vida, não é necessário darmos água ao bebé, pois o nosso leite já tem tudo, já é uma refeição completa para ele, como sabemos o primeiro leite a sair é líquido, aguado. A partir do 6º mês e à medida que vamos introduzindo outros alimentos vamos dando água. Quem amamenta tem de ter uma alimentação equilibrada como tem na gravidez, e não precisa de se inibir de comer seja que alimento for. O mesmo caso se aplica caso esteja doente, pode dar de mamar à vontade.

Falamos da utilização dos mamilos artificiais e não aconselham, pois com eles os bebés não pegam bem na mama e normalmente só ficam a chuchar no bico do mamilo de silicone, não estimulando assim a mama da mesma maneira. Aconselharam-nos a não os comprar até vermos realmente como ele vai pegar na mama, pois mesmo tendo mamilos saídos, pequenos, rasos ou invertidos, toda a mulher consegue dar de mamar, porque o leite liberta-se devido à presença da ocitocina que é uma hormona tem a função de promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.

Na próxima aula, vamos "brincar" com os nenucos, e aprender as posições para dar de mamar.
Vai ser giro... ai vai vai.

S&R

Sem comentários: