Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

domingo, 26 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto-Prepare-se para a maternidade

Os cursos de preparação para a maternidade são essenciais para a mãe.
A maior parte das mães frequenta estes cursos a conselho do médico obstetra que a acompanha e retoma a frequência dos mesmos nas gestações subsequentes, o que se apresenta como muito importante para o bom desenvolvimento da gestação. Também a preparação física para o parto bem como a recuperação da mãe no puerpério são muito importantes, quer na primeira gravidez, quer nas subsequentes.
Estes cursos são, na sua generalidade, compostos tanto por aulas práticas, como por aulas teóricas. Nas aulas teóricas a mãe adquire um conhecimento relativo à sua fisiologia e anatomia nas diversas etapas da gestação e no pós-parto. As aulas práticas visam preparar a mãe para o parto, através da aprendizagem de técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios.
São, ainda, realizados exercícios físicos que visam não só preparar fisicamente a mãe para melhor enfrentar o parto, como, também, ajudar a sua recuperação no puerpério. Visam tanto uma preparação psíco-profiláctica para o parto, como uma recuperação pós-parto, pelo que se dividem, geralmente, em dois módulos, podendo a mãe optar por frequentar apenas um ou os dois. São, ainda, compostos por uma vertente de puericultura, em que se abordam temas como o aleitamento e os cuidados com o recém-nascido e com a mãe no puerpério, à qual são, geralmente, dedicadas duas ou mais aulas.
A maior parte destes cursos são compostos por duas aulas exclusivamente dedicadas ao pai e que cerca de 60% dos pais assistem a estas aulas, o que evidencia uma cada vez maior participação do pai na gravidez da sua companheira.
Enquanto que na maior parte dos centros de saúde as aulas se iniciam entre a 12º e a 16º semanas de gestação e terminam por volta da 28º semana, na maioria dos centros privados as aulas iniciam-se a partir do 7º mês de gestação e acompanham a mãe até ao momento do parto, altura em que se suspendem para recomeçarem após o mesmo.
Tanto nos centros de saúde como nas clinicas privadas de preparação para a maternidade estas aulas são geralmente orientadas por enfermeiras--parteiras, psicólogos ou por ginecologistas ou obstetras.
O mesmo não se pode dizer dos ginásios, onde a orientação é geralmente prestada por um fisioterapeuta ou professor de educação física com especialização na matéria, podendo intervir psicólogos, obstetras ou ginecologistas.
Geralmente estes cursos são compostos de 10 a 12 aulas de preparação para o parto.
Estas aulas são mistas, integrando uma hora teórica e uma hora prática. Existem centros que dividem o curso em 20 aulas e cada aula tem a duração de uma hora, (meia hora teórica e meia hora prática). A maior parte dos cursos integra uma componente pós-parto. Quanto custa Nas maternidades públicas ou centros de saúde estes cursos são gratuitos.
S&R

1 comentário:

SweetPie disse...

Tens um miminho para ti no meu blog...Vai lá pescá-lo...lol
JOKINHAS GANDES!stdra