Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Curso Preparação para o Parto-2ª aula 16/07/2009

Hoje a minha aula foi falar sobre os sinais de parto.
Falamos sobre quando devemos ir para a maternidade:
expulsão do rolhão mucoso - pode sair todo de uma vez ou aos poucos, ocorre a partir das 36/37 semanas e não é sinal de parto, mas um indicativo de que está a chegar;
romper a bolsa - convém quando romper a bolsa, sentarmo-nos durante 10 minutos, anotar a que horas esta se rompeu porque vão perguntar no hospital, convém repararmos na cor do liquido e só depois é que nos devemos dirigir ao hospital com calma. Pois esta bolsa é a que protege o nosso bebé de todas as infecções.
Cor normal do líquido - incolor;
esverdeada, escura ou com mau-cheiro - sinal de irmos imediatamente para o hospital pois o bebé poderá estar em sofrimento.
Também podemos ir perdendo liquido aos poucos e não todo de uma vez. Para sabermos se é líquido ou urina, basta mudar de cuecas se estas estiveram molhadas, levantarmo-nos e andar 10 minutos, se sentirmos que perdemos algo então é de certeza líquido, normalmente não tem mal porque está a sair aos poucos, mas convém dirigimo-nos a um hospital para avaliarem em que ponto está a situação.
contracções - no caso de serem contracções dolorosas que não passam em repouso e se verifique de 5 em 5 minutos é altura certa para ir para o hospital. Devemos aceitar as contracções com pensamento positivo, pois quando temos estas contracções dolorosas normalmente o que uma mulher faz é o oposto ou seja negar, e isso vai provocar tensão nos músculos e vamos sentir ainda mais dor. O único incoveniente se formos antes deste tempo para o hospital é o fatco de ficarmos logo ligadas ao CTG, e não nos vamos poder movimentar. Andar ajuda imenso na dilatação.
Estivemos a ver alguns videos de trabalhos de parto, e acreditem que todas nós ficamos com a lágrima no olho!!! Vimos parto com epidural e parto natural sem recorrer a medicamento e da maneira como a mamã pretende. A posição mais fácil para termos os bebés é de cocoras, vimos no filme a mamã nesta posição, sentada num banquinho e foi lindo, o papá sempre ao lado a mima-la e tudo. O problema é que os nossos hospitais ainda não aceitam bem estas mudanças e já viram o que é contrariar o que eles durante anos defenderam que seria a melhor maneira para termos um filho? Além disso acham que todas as mães querem o parto da mesma maneira, deitadas e com epidural. Recomendaram-nos falarmos sobre a maneira de como queremos o nosso parto com a médica para ver se há a possibilidade de ser feito, pois é um momento nosso e não dos médicos, para eles é mais um parto, mais um dia de trabalho.
Mais tarde a enfermeira vai ensinar-nos algumas posições e colocação de pés que mesmo estando deitadas (o normal nos nossos hospitais) podemos fazer para facilitar a saida do bebé depois coloco aqui.
S&R

1 comentário:

SweetPie disse...

Fizeste-me recordar as minhas aulas de PPP...em que todas as gravidas de 1ª viajem estavam todas aterrorizadas...Mas foram óptimas, adorei cada bocadinho!!!
Jokas