Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Linguagem Universal dos Bebés (0 - 3 meses)

Coincidências... Depois do bebé chorar desalmadamente com as cólicas, de uma fralda trocada com ele sem parar de berrar e espernear, de mamar enquanto esbracejava e dava uns punzinhos e de o adormecer, ligo o0 computador para procurar algo sobre a linguagem dos bebés que tanto ouço falar.
A Linguagem de Bebé Dunstan já chegou a Portugal em formato de workshop, onde os Pais podem aprender a notável linguagem do seu bebé e poder partilhar as suas conquistas e derrotas de uma nova vida, a chegada do seu bebé.

O que é a Linguagem de Bebé Dunstan?
Um Sistema enovador que ensina os Pais a entenderem o significado do choro dos seus bebés, para que possam acalmar o seu bebé mais rapidamente, respondendo eficazmente às suas necessidades. O choro é a 1ª forma de comunicação do recém-nascido e todos os recém-nascidos comunicam através de 5 ‘palavras’ que transmitem as suas necessidades básicas, a Fome, o Cansaço, a Necessidade de Arrotar, as Cólicas e o Desconforto. Estas ‘palavras’ são feitas de forma inata, baseada em reflexos corporais fazendo delas universais, independentemente da sua nacionalidade, língua materna ou raça, todos os bebés expressam as suas necessidades da mesma forma. Quanto mais cedo os pais conseguirem identificar esses choros e sintonizarem-se com o seu bebé, mais fácil será acalmar o bebé e dará tempo para o bebé compreender que os seus pais conseguem compreendê-lo, podendo a sua linguagem manter-se, passando de inconsciente para consciente perdurando assim por vários meses.
Como se descobriu esta linguagem?
Priscilla Dunstan, uma mãe australiana, dotada de um dom auditivo, conseguiu decifrar o choro do seu bebé, após dias de desespero por não compreender o porquê do seu bebé chorar tanto. Dedicou-se então ao estudo, após ter ouvido outros bebés a chorarem da mesma forma. Desde aí, a Dunstan Baby tem-se dedicado no estudo da descodificação do choro dos bebés, assim como em comunicar a todo o mundo, esta fantástica descoberta. O Sistema Dunstan Baby Language vai ensiná-lo as 5 "palavras" que o seu bebé diz ao chorar, assim como várias técnicas de acalmia, para cada situação.

Benefícios ao apender a Linguagem de Bebé Dunstan:
Menos choro, menos stress, maior ligação ao bebé, mais confiança e maior auto-estima, crescente crença na capacidade para cuidar do bebé, mais sonos ininterruptos, maior previsibilidade na rotina do bebé, impacto positivo na relação conjugal e capacidade de formar uma parceria conjugal nos cuidados do bebé.

Assim,é importante escutarmos com atenção os sonzinhos que os nossos pequenos fazem antes de começar a chorar histéricamente. Assim há 5 palavras que todos os bebés dizem:
- neh - que significa fome
- owh - sono
- heh - desconforto
- eair - gases
- eh - arrotar
Parece-me já ter ouvido alguns sons perceptíveis no nosso Kinder Joy, mas vou estar mais atenta aos sonzinhos dele. Não custa experimentar, não é?

Há um DVD da pessoa que "descobriu" esta linguagem, chama-se "Dunstan Baby Language". E aqui está o site oficial:
http://www.dunstanbaby.com/

S&R

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia após Dia...

Novidades:

O Kinder Joy já está muito melhor das cólicas, e agora solta "puns" sem jeito... é uma festarola debaixo dos cobertores, mas prefiro assim e vê-lo aliviado.
Agora nem imaginam, o Kinder Joy quando chega a horinha de dormir faz um alarido e por mais sono que tenha demora imenso a adormecer. Por vezes está ele a fechar os olhinhos e mesmo a revira-los cheio de sono e no minuto a seguir já está com eles arregalados atento a tudo e a ver onde estou. É danado este rapaz, já estou a imaginar quando ele for mais crescido, e começar a ver mesmo como vai ser... segurem-me!!!!
Uma coisa que agora faço quando ele está com dificuldade em adormecer ou mais birrento (não sei se será bom ou mau), mas assim tenho conseguido com que ele durma é coloca-lo na caminha dos papás, e deitar-me ao lado dele, depois abraço-o e ele como se sente aconchegado adormece melhor (presumo eu), depois é só coloca-lo na caminha dele e fica sossegadinho a dormir. Por mais que digam que o estou a habituar mal, isto é o que acho que devo fazer e adoro e sinto que ele também, talvez por se sentir mais aconchegado, mais protegido e se sente mais seguro.

S&R

Consulta do mês Pediatra - 19/11/2009

O Afonso teve a consulta de 1 mês no pediatra.
Bem saimos de lá às 24h... a consulta estava marcada para as 22h, mas como já sabemos que o Dr. normalmente atrasa sempre ligamos e a funcionário disse para irmos mais tarde que não havia problema, ainda para mais estando o Afonso a choramingar.
Chegamos lá e tivemos de esperar um pouco, mas o meu menino portou-se lindamente, enquanto esperava, não me posso queixar... os bebés mais velhinhos fizeram birras de todo o tamanho e o meu Kinder Joy manteve-se a dormir.
Entretanto entramos para a consulta e o pediatra mal viu o A. disse logo: "Boa noite seu glutão!", pois é viu logo que ele estava gordinho!!!!
Tirou-se a roupa do A. e ele começou logo a chorar, pois estava a dormir tão descansadinho e foi acordado assim, para a consulta.
Já pesa 4.050Kgs e mede 53cm, o pediatra disse que estava a desenvolver bem para o tempo que tinha, pois em 10 dias (consulta do centro de saúde até esta) engordou 500 gramas!!!
Auscultou, viu os ouvidos, garganta e a boquinha e estava tudo bem.
Falei da sensação de falta de ar que ele tem e da tosse e o pediatra disse que era normal, pois ele pode por vezes entalar-se com a saliva ou mesmo com o leitinho, e voltou a frisar que estava tudo bem.
Como o pequeno bolsa um bocado, e por vezes deita o leitinho fora, o pediatra disse que poderia estar a mamar muito e a deitar fora o excesso, pois dou a maminha LM + 60ml de LA.
Em relação às malditas cólicas, falei do Colimil e que tinha encomendado o INFACOL, ele aconselhou logo o INFACOL e dar só mamada sim, mamada não e caso as cólicas persistam vamos mudar o LA de NAN 1HA Premium para o Novalac AC, mas como eu falei-lhe que tinha o Aptamil COnfort que uma vizinha enfermeira arranjou-me ele disse que não havia problema. EMbora o LR Hipoalergenico seja melhor pois eu tenho bronquite asmática, sou d aopinião do pediatra não vou fazer sofrer o meu Kinder Joy e tenho de tentar aliviar os sintomas dele.
Receitou-me ainda a vacina da gastroentrite, mas estou indecisa se devo dar ou não, pois já oouvi dizer que não fazia efeito a 100%, e a maior parte das vezes não faz efeito, os papás vão ter de ponderar.
Assim viemos embora, e mal chegamos a casa toca a dar INFACOL, e o certo é que essa noite já foi mais relaxada e soltou muitos "puns".

Beijokas

S&R

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Chegou o Infacol - 14/10/2009

Finalmente chegou o INFACOL para as cólicas do meu pequeno, mas só depois da consulta com o Pediatra no dia 19/10 e depois de saber o que ele acha é que começo a dar pois estes dias tenho dado o Colimil e não quero fazer misturas no meu pequeno tesouro.


S&R

Dia da Aula de Massagens - 13/10/2009

Hoje foi o dia de aula de massagens do Afonso.
Acordou às 8h mamou e preparei-o para mal o papá R chegasse do trabalho irmos para a aulinha de Massagens que começava às 10.30 e terminava às 11h.
Chegamos à hora certa e encontramos logo o colega do Afonso o Gonçalo. Troquei experiências com a mamã do Gonçalo, pois andamos juntas no curso de PPP e os nossos rebentos nasceram no mesmo dia!!!
A enfermeira Isabel chegou e meteu-se logo connosco. Depois deu-se início à aula e a enfermeira Isabel chamou-nos para ficarmos ao pé dela e esteve sempre a meter-se com o Afonso.
Aprendemos vários tipos de massagens (pernas e braços, pés e mãos, carinha, cabeça, costas, barriguinha e a massagen que tanto ansiava a que ajuda a libertar os gases!) e o Afonso adorou, é como a mamã que também adora massagens.
Mais para o final ele começou a ficar mais chatinho, dei-lhe um colinho e o papá continuou as massagens! A enfermeira Isabel ficou admirada com o Afonso, pois sempre que íamos ao cantinho da amamentação e lhe tiravamos a roupa para pesar ele chorava e ali portou-se lindamente apesar de estar cheio de soninho.
Depois no final dei-lhe a sobremesa e o mimo por se ter portado bem: maminha!!!
Na próxima 3ª feira lá estaremos, isto é caso o horário do papá R dê para ele vir, pois agora só andamos com um carro que é o necessário.

Beijokas.
S&R

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Novidades... Cólicas porquê?

Ai amigas, nem imaginam o que o meu pequeno KinderJoy tem passado, o nosso coração até se parte... as cólicas, os gases resolveram visitar o nosso pequeno e tem sido horrivel vê-lo assim.
Todas as noites ele contorce-se todo e chora tanto, que acabo eu também por chorar. Porque é que eles têm de passar por isto?
Ontem liguei à enf que nos acompanhou no parto pois não aguento ver o meu menino assim e eu sinto-me impotente, sem saber o que fazer.
Ela disse que podia dar o Colimil para ver se fica mais aliviado; como eu acho que o meu peito não satisfaz o Afonso falei com ela, disse-lhe que o Afonso também só dorme 6/8h por dia e ela disse que não podia ser assim, que eu devia dar a maminha e o suplemento ao Afonso em todas as mamadas pois poderia ser fominha e que a minha GO já tinha falado com ela e achava que eu nãioía ter leitinho suficiente para o Afonso, pois tambem estive doente e a medicação não ajuda.

O certo é que hoje já dei maminha e suplemento e o meu menino já dormiu e descansou melhor de manhã acordando quando lhe dava vontade de mandar uns bufos cá para fora.
agora vou andando que o pequeno está à espera da maminha

S&R

1 mês de ti amor - 09/10/2009

Afonso já passou 1 mês desde que nasceste e parece que foi ontem.
Guardo todos os momentos desse dia, foi o melhor dia da vida dos papás.
És o amor da nossa vida, o nosso tesouro e vamos amar-te para sempre.
S&R

Consulta do mês Centro Saúde - 09/10/2009

Pois é já passou 1 mês depois do Afonso ter nascido e parece que foi ontem.
Hoje fomos à consulta do mês no Centro de Saúde. Não foi o meu médico de família que viu o Afonso mas estivemos em boas mãos.
O Afonso já pesa 3525 Kgs e mede 52 cm, está um homem!
A médica examinou o Afonso e disse que estava tudo bem.
Lá encontramos o amigo do Afonso o Gonçalo, que tamém nasceu no mesmo dia e que andei com a mamã nas aulas do Curso de PPP.

BeijokasS&R

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Teste audição do Afonso 07/10/09

Hoje o Afonso foi fazer o Diagnóstico da Audição.
Depois de várias tentaivas e de já estarmos um bocado assustados o reusltado lá deu favorável. A técnica começoiu por colocar uma sonda mais grossa para o ouvido do pequeno e depois foi mudando pois não estava a obter os resultados positivos.
Depois, lá começou a correr tudo bem, o meu menino ouve bem.
Respiramos de alívio.
Quando o Afonso tiver 1 ano voltamos a repetir.
Saimos super contentes e descansados e fomos para a consulta da mamã.
Não posso esquecer que toda a gente fica babada com o Afonso e diz que ele já está grande e diferente; claro que os papás é que se enchem de baba.

Somos uns papás babados.
S&R

Consulta da mamã 07/09/09

ntem lá fui à consulta com a GO para ver se estava tudo ok.
A tensão está OK, o peso também, só falta perder 2 kgs para ficar com o peso que tinha quando engravidei.
Mas nem tudo são rosas, pois eu tinha verificado que estava muito vermelha tipo queimada na coxa e ontem a GO confirmou que é uma alergia que dedudzimos terá sido devido aos pensos que usei no pós parto com abas.
A minha cicatriz de cesariana está muito bem, a dormência que sinto na zona é normal e agora tudo retoma ao lugar a seu tempo.
Depois fui medicada com a pilula da amamentação, vou tomar Promil para ver se produzo mais leitinho para o pequeno pois a GO acha que dentro de 1 a 2 meses ficarei sem leitinho para ele (fiquei um bocado triste, mas não há-de ser nada), vou colocar uma pomada na alergia para ver se me livro dela e receitou-me umas carteiras para que o meu intestino funcione melhor, pois com esta mistura de medicação já nada é como antes.

Depois falei das cólicas do Afonso e ela aconselhou-me um medicamento que não é vendido cá em Portugal mas que é do melhor, deu-me o site para eu encomendar e eu claro que perguntei se era seguro pois o facto de não ser comercializado aqui deixa-me um bocado na dúvida. Ela disse que esteve a estuda-lo, que pediu informações sobre o mesmo e que achou que era o mais completo. Disse também que falou com o Pediatra do Afonso e que ele também era da mesma opinião só que não o receitava porque não é comercializado cá.
Falei do Colimil e de outros que se vendem cá e ela diz que fazem efeito nos primeiros tempos mas depois não porque são todos à base de açúcar, tal como o Aero-om. Assim vou mesmo ver este medicamento que ela falou pois o Papá R tem colegas que o encomendam e que estão super satisfeitos.

Beijokas.
S&R

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mais uma semana

Dia 24/09
Chamei o meu médico de familia a casa pois estava cheia de febre. Ele auscultou-me e la disse que tinha uma infecção pulmonar. Medicou-me com anti-inflamatório e recomendou-me fazer um rx torácico no dia seguinte para avaliar o estado. Fiquei preocupada pois neste momento não quero deixar de amamentar o meu filhote, mas ele disse para não me preocupar que não ía acontecer isso.

Dia 25/09
Hoje fui fazer o rx ao tórax ao meu trabalho e como já esperava tenho uma inflamação no pulmão esquerdo, claro que as crises de bronquite que tenho vindo a ter durante a gravidez não ajudaram. O meu patrão esteve a ver e disse que depois de tomar a medicação é preciso fazer novo rx para avaliar.
Depois do rx vim para casa pois tinha a vacina para dar ao Afonso.
Assim, mal cheguei a casa pegamos no pequenote e lá fomos ao centro de saúde. Mal cheguei liguei ao meu médico e ele disse para eu entrar logo para a parte dos consultórios. Mal entrei ele estava à minha espera, pois como eu estou doente ele não me quer ali por causa dos vírus. Levou-me para um gabinete auscultou-me e viu o rx, disse que com o tratamento melhorava de certeza mas se caso fosse preciso para o contactar mesmo durante o fim de semana.

S&R

Primeira consulta no Pediatra 18/09

Hoje foi o dia da primeira consulta do pediatra do Afonso. Antes de irmos ligamos para lá para saber se estava atrasado, pois já nos tinham avisado de que normalmente atrasam.

Quando entramos para o consultório e o pediatra nos viu começou logo na brincadeira, pois ele acompanhou o Afonso desde que nasceu na Ordem.
Examinou o Afonso: tudo OK;
Pesou o Afonso: 2680, emagrecdeu mas é normal, agora tem de recuperar;
Mediu o Afonso: 49,5cm aumentou 1cm.

Receitou vitamina D para o Afonso, disse para eu continuar a dar a maminha e na última mamada dar um bocado de suplemento para ele aguentar a noite.

Marcamos nova consulta para o dia 19/10 às 21h, claro que antes vou ligar pois não vou para lá com o pequeno apanhar seca.

Depois da consulta fomos trocar uma roupita que ofereceram ao Afonso à chico e viemos embora.
S&R

E já passaram 8 dias

Dia 14/09
Fomos tratar dos papéis da licença à Segurança Social e do Abono do Afonso. O nosso pequeno foi connosco e portou-se lindamente.

DIa 16/09
Fui tirar os pontos. O Afonso foi connosco porque foi fazer o diagnóstico aos ouvidos por causa da audição, diagnóstico que hoje em dia é normal fazer. A GO adorou ver o Afonso e disse que ele estava estrelas. Lá tirei os pontos e está tudo 5 estrelas.
Em seguida fomos fazer o diagnóstico, mas ainda era muito cedo para fazer temos de deixar passar mais um tempinho pois o Afonso tem ainda pouco tempo, apenas 8 dias e ainda tem secreções do parto dentro dele.
Na próxima consulta a 07/10 iremos repetir o teste.
Passamos em casa dos avós paternos que ficaram todos babados e depois viemos embora.
Aqui a mamã chegou cheia de febre a casa (38,5º) e cheia de dores de cabeça. Comecei logo a tomar Ben-u-ron.

Dia 17/09
E continuo com febre, tentei ligar ao meu médico de familia mas não consegui. Resolvi ligar à minha GO que ficou preocupada e receiteou o ben-u-ron e o Brufen, disse que não seria nada de mal, mas possivelmente seria do peito pois ele tava quente e duro... a "subida do leite" é tramada.
Tomei ben-u-ron e o brufen e no final de domingo já não havia sinais de febre.

Dia 13/09

Tivemos alta da Ordem, aguardamos a visita do pediatra para ele ver o Afonso. O pediatra chegou e deu nota positiva ao Afonso está um rapaz lindo.
Despedimo-nos das enfermeiras que sempre foram impecáveis connosco.
Chegamos a casa dos meus pais às 12.30h e foi uma alegria, apesar do meu medo de estar agora por nossa conta sem o apoio das enfermeiras.
O marido sempre apoiou e sempre deu força em tudo, a ele o MEU MUITO OBRIGADO e claro que o AFONSO TAMBÉM AGRADECE!
S&R

Abençoado dia 09/09/2009

Aqui fica o relato de como foi o dia de nascimento do AFONSO.

Dei entrada na Ordem da Lapa às 16.30h, a Enfermeira veio ter connosco ao quarto e preparou-me logo; colocou o soro e estive ligada ao CTG. O papá R ansioso esteve sempre ao meu lado a dar apoio e a registar todos os momentos.
Perto das 17.30h chegou a anestesista para me colocar o catéter da epidural, tudo correu 5 estrelas, afinal porque dizem que dói estas coisas??? Tudo se aguenta e não dói nada de nada.
Ao final do dia, por volta das 18.30h a GO chegou e a enfermeira veio pedir-me para ver se havia problema se uma outra mamã que estava no quarto ao lado do meu entrasse para a sala de parto na minha hora (18h), pois estava com o parto induzido desde a manhã e até agora não tinha havido evolução e que a bebé tinha começado a entrar em sofrimento. Eu claro que acedi, assim ficava como o meu pequenote mais tempo na minha barriguita, mas primeiro perguntei se estava tudo bem com o meu.
Entretanto com esta espera toda, o marido começou a ficar com dores de cabeça, era a ansiedade de estar finalmente a chegar a hora de termos o nosso rebento ao nosso lado. FOi comer alguma coisa e tomou um ben-u-ron que a GO lhe deu.
Às 19.30h lá me vieram buscar, eu estava super calma e relaxada e na sala de partos todos se riam comigo e ficavam admiradas de eu estar assim numa primeira gravidez.
Já na sala de partos deram-me a epidural, algaliaram-me, o meu braço direito ficou "preso" para não me mexer, como elas diziam "para eu não ter tendência em ir ajudar a tirar o meu rebento". O R entrou finalmente para o pé de mim, sentou-se ao meu lado, parecia um enfermeiro autêntico todo equipado.
E por volta das 20h começaram a fazer o corte; passados uns minutos comecei a sentir uma pequena dor (penso eu) e comecei a levantar a pernoca, a médica pediu para eu baixar a pernoca e eu disse que não porque estava a doer!!! Toda a gente ficou admirada e a minha GO ficou super preocupada e assustada chamou imediatamente a anestesista para reforçar a epidural. A minha GO para ver onde me doia começou a mexer e a perguntar se era onde tinha sido algaliada e eu disse que não depois mexeu mais acima e eu disse que era naquele local. A anestesista disse que não era necessário reforço de epidural e veio para o meu lado, o marido acalmava-me, dizia para ter calma que faltava pouco e fazia-me carinhos na cara sempre atento e preocupado. Entretanto a anestesista carregou-me logo abaixo da caixa torácica e finalmente a minha GO pergunta:"Quem tem cabelo preto lá em casa?" e baixou logo o resguardo para eu ver o meu FILHO a sair da minha barriguinha. A enfermeira fez sinal ao R para tirar uma foto e ele todo babado tirou a foto do AFONSO a sair da minha barriguinha.
EU fiquei emocionadissima, o meu filho estava ali à minha frente, nem dava para acreditar. Nasceu no dia 09/09/09 às 20.15h.
Mal saiu da minha barriga o Afonso deu logo o ar de sua graça e começou logo a chorar, tem cá uns pulmões!
Todos o adoraram, era o único rapaz a nascer no nosso piso e toda a gente estava babada para ele e diziam que era um boneco autêntico... que mais queria eu ouvir?!
Entretanto o Afonso foi levado para o pediatra, mas o papá R ficou sempre de olho nele e acompanhou todos os passos, tirando imensas fotos. Eu estava super ORGULHOSA dele!
Enquanto estava a ser cozida e depois de terem tratado do Afonso a enfermeira torouse-o até mim para lhe dar 1 beijinho e tirar a foto da praxe.
Depois voltaram a leva-lo para uma salinha ao lado da sala de parto e o papá R foi logo para o pé do Filhote, sempre atento, sempre protector.
Depois perto das 21h, levaram-me para o quarto e colocaram o Afonso ao meu lado todo janota e assim lá fomos nós todos babados. As lágrimas corriam-me pela cara de tanta alegria, tudo VALE A PENA POR ELE, POR AQUELE MOMENTO.
Ao chegarmos ao quarto estavam lá os avós e a madrinha, adorei vê-los mas tornou-se cansativo para nós pois os comentários e andarem sempre em cima do pequeno alteram o comportamento e agitam o pequeno.
Mal fui colocada na minha cama dei logo a maminha ao filhote, e embora ele não pegasse bem o que era normal pois tinha acabado de nascer e entre toda a gente a olhar também não me sentia confortável.
Não preciso de dizer que essa noite passei em branco a olhar para ele e agarrada ao berço dele!!!

ADOREI A EQUIPA TODA QUE ME ACOMPANHOU A ELES UM MUITO OBRIGADO POR TUDO.
S&R

Novidades, novidades, novidades

Pois é amigas finalmente arranjei um tempinho para vir aqui dar novidades... e são muitas!!

Finalmente já temos o Afonso nos braços, daí a ausência pois o Pequeno ocupa-nos muito tempo além de nos babarmos a toda a hora e a todo o momento para ele.
O AFONSO NASCEU NO DIA 09 DE SETEMBRO DE 2009 ÀS 20.15h, COM 48,5cm E 2,800 Kgs, É LINDOOOOOOOOOOO!!

Beijokas.
S&R