Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 17 de abril de 2009

17 semaninhas de transformações-só faltam 161 dias

Semana 17:
O bebé está a praticar mais reflexos esta semana - piscar os olhos, chuchar e engolir. Durante este mês o peso do seu bebé aumentará 6 vezes.


Desenvolvimento Fetal:
Não fiques chocada, mas o teu bébé está ainda maior que a última semana, para não mencionar que se está a tornar mais engraçado e esperto a cada dia que passa. Como se poderia esperar, não há falta de crescimento e desenvolvimento esta semana: o teu fantástico pequeno feijão acrescentou mais tamanho ao seu comprimento. Os seus pequenos membros atingiram as suas proporções relativas e continuarão a crescer juntamente com o corpo depois desta semana. A audição reactiva começou para o teu bébé, apesar das suas orelhas ainda não estarem estruturalmente completas ou totalmente funcionais. Enquanto isso, diferentes partes do seu complexo cérebro estão a desenvolver-se para desenvolver a audição e outros sentidos (visão, olfacto, gosto e tacto).
Se tiveres uma menina, os seus ovários começaram já a produzir milhões de células, que, dentro de algumas semanas, se desenvolverão para óvulos.
Os ossos do bebé começam a enrijecer.
O bebé pesa agora cerca de 140 gramas e mede cerca de 13 centímetros – mais ou menos o tamanho de uma cebola grande. O cordão umbilical, a sua ligação vital à placenta, começa a ficar mais forte e mais grosso.
O bebé consegue mexer as articulações e o esqueleto – que, até agora, era apenas uma cartilagem tipo borracha – começa a enrijecer e a formar osso. Algumas partes do esqueleto manter-se-ão cartilagens durante anos após o nascimento.
O esqueleto do recém-nascido é composto por 300 elementos (uma combinação de ossos e cartilagens). À medida que a criança cresce, alguns destes elementos endurecem e fundem-se. Quando alcançar a idade adulta, terá apenas 206 ossos.

Sintomas:
Apesar do segundo trimestre ser caracterizado pelo mais agradável dos três, podes contar com algumas indisposições. Esta semana, ou nas próximas, podes vir a privar com as raras alegrias da "dor de ligamentos" que podem incluir dores de barriga, dores no baixo abdómen e dores agudas, mais frequentes no final do dia. O teu sofrimento deve-se à tensão dos ligamentos e músculos que suportam o teu útero em crescimento. Isto é de esperar e é perfeitamente normal. Alguns médicos aconselham a dormir do lado esquerdo, visto que dormir de costas pode comprimir as tuas veias pélvicas, diminuindo o retorno do sangue à parte mais baixa do teu corpo. Dormindo sobre o teu lado esquerdo alivia esta pressão, permitindo a normal circulação sanguínea. Se o truque não resultar, consulta o teu médico, mas não lhe batas se ele serenamente te disser que é normal sentir estas dores agudas durante esta altura.

S&R

Sem comentários: