Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Contagem decrescente

Honestamente... vou sentir muitas saudades desta barriguinha linda que tenho, saudades de sentir cada movimento do Afonso, cada pontapé e mesmo cada pé colocado nas minhas costelas deixando sem respirar... por mais doloroso que às vezes tenha sido.
Neste momento e com 37 semaninhas já não sei o que hei-de mais fazer, há noites em que não consigo dormir, não pela posição mas porque o Sr. Soninho não aparece. Dizem que é normal, mas não posso continuar assim.
Mas o papá R é um santo e tem dado muita força e está sempre presente, preocupado e super-hiper-mega carinhoso.

Agora filho, o tempo está a passar e cada minuto, cada segundo voa. Acredita que tenho muita vontade de te ter nos meus braços, não por estar cansada de te carregar aqui dentro, não isso não, mas porque quero ver como és, quero ter-te ao nosso lado pois o papá está ansioso por te conhecer.
Não tenhas pressa, quero que chegues na tua horinha, na hora que achares que deves sair para ficares ao nosso lado.

Beijokas dos papás que te adoram.
S&R

domingo, 30 de agosto de 2009

Mais um Domingo

Hoje está um calor infernal que não se aguenta andar na rua e para completar a festa aqui para a nossa zona deve haver pertissimo um valente incêncio ou provavelmente mais que um porque o ar está cheio de fumo e cheira a queimado, o que não é nada bom para mim e para a minha crise que resolveu dar o ar de sua graça. Acreditem que o ar lá fora está irrespirável.
Esta noite dormi que nem um anjinho e depois de manhã deu a preguicite e resolvi ficar na cama por mais umas horinhas a sentir o meu rebelde a treinar o seu futuro profissional como Jogador da Bola.
Fiquei a saber e super admirada que como tenho 1cm de dilatação que é muito bom... imaginem que eu pensava que não era nada significativo. Mas não me tira o soninho.

Agora vou andando que as costas já doem e hoje ainda não parei um bocadito.

S&R

sábado, 29 de agosto de 2009

Banco Público de Células do Cordão Umbilical

Ontem a GO perguntou-me se eu ía fazer a preservação e eu disse que não pois ainda haviam doençaa que estavam a estudar e eu disse que esperava não ser preciso utilizar e foi então que ela me falou sobre este banco e que já está em funcionamento aqui no Porto no Hospital São João, Pavilhão Vermelho, Centro de Histocompatibilidade do Norte.
E eu e o R vamos optar por ele, e doar as células do cordão umbilical do Afonso. Além de ser gratuíto só tem um incoveniente as células do cordão do nosso bebecas não fica à nossa espera, caso seja necessário para salvar outra vida elas são utilizadas.
Nós vamos doar as células do cordão do AFONSO, pois como não vou fazer a preservação das mesmas acho que assim poderei ajudar outra criança a ser salva.

"BANCO PÚBLICO DE CÉLULAS DO CORDÃO UMBILICAL É NO PORTO
Sexta, 26 Junho 2009 10:28
O banco público de células do cordão umbilical já tem local atribuído: sempre fica no Porto, onde já há equipamento, e receberá três mil amostras por ano. Contará com um orçamento anual de dois milhões de euros, revela o JN. A decisão foi rubricada ontem pelo secretário de Estado da Saúde, que justifica a escolha do Centro de Histocompatibilidade do Norte com o facto de este já dispor de equipamento, de técnicos com formação adequada e de condições já certificadas pela Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação. "

"Banco público de células do cordão no Porto O Centro de Histocompatibilidade do Norte vai disponibilizar de forma gratuita as células do cordão umbilical doadas, a quem precisar. A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde no final de Junho e responde à lacuna nacional que denunciámos em Abril, num estudo à criopreservação de células do cordão umbilical e serviços em Portugal, publicado na TESTE SAÚDE.A aplicação de células estaminais ainda é limitada, mas há muitas esperanças na sua utilização médica em futuras investigações para várias doenças. O banco público permite o acesso de todos a estes serviços, através da doação de células do cordão umbilical. A amostra é inserida nas bases de dados mundiais, para ser usada por um doente compatível. Até agora, a criopreservação só existia no privado, em sete empresas no País. Na última análise aos seus contratos, detectámos cláusulas abusivas e exigimos regulamentação nesta área.Por serem imunologicamente imaturas, as células do cordão umbilical têm menos probabilidades de rejeição após transplan­te do que as da medula. A potencialidade de se transformarem em células de diferentes tecidos é também maior. Por isso, surgiram, em vários países, bancos públicos para doações e/ou empresas privadas de criopreservação. "
S&R

Consulta 28/08/2009

Olá amigas, ora cá estamos a dar as mais recentes notícias.
Ontem foi o dia da nossa consulta e à hora marcada lá fomos nós.
Mal cheguei a GO pesou-me logo e para meu espanto desde a última consulta só engordei 2 kgs, e eu andava cheia de medo pois não me privei de comer nada, no total destes meses só engordei 12 kgs. TAREFA CUMPRIDA.
Depois lá fomos fazer o famoso teste do cotonete, e ver como estava o colo do útero e a dilatação; o colo do .útero ainda está grosso e tenho simplesmente 1cm de dilatação, a Go sentiu a cabecinha do Afonso ali à entrada.
Espreitamos o pequerrucho que já pesa 2990Kgs e pelos vistos vai nascer com 49/50cm, a médica diz que está tudo 5 estrelas para o tempo.
Fui fazer o CTG para ver as contracçõs e népia, nenhumas.
Deu-me várias recomendações para esta semana, andar muito a pé e claro love, muito love e os olhinhos do Papá R até brilharam. LOL
Marcamos nova consulta para 07/09 para vermos como estamos e se aí estiver tudo na mesma se calhar partimos para a marcação de cesariana.
Entretanto como não tenho dormido muito, a GO receitou-me o NAUSEFE, mas nem imaginam como passei a noite, apesar de estar sonolenta, vomitei a noite toda e tive com uma crise de bronquite asmática, não parei de tossir a noite toda. Hoje não vou tomar o NAUSEFE para ver ocmo passo a noite, pois não sei se houve relação.
Já me ía esquecer de contar uma coisa:
vocês nem imaginam a asneira que eu ía fazer, a GO só se ria de mim e a funcionária dela a Daniela que é uma querida também. Então foi assim, como vou para o particular pensei que só poderia dar entrada com marcação da GO, pois eles lá não deviam ter a disponibilidade que um hospital público (pensava eu). E andei esta semana toda a pedir ao Afonso para aguentar mais uns tempinhos na barriguinha da mamã, para não termos que dar entrada num hospital público. Estava REDONDAMENTE ENGANADA, e levei logo na cabeça da GO porque não era assim, caso o pequeno resolva nascer mais cedo e eu tenha os sintomas para o parto devo ligar-lhe e vou na mesma para o privado.
Ora digam lá se eu não estou mesmo a ficar tonta?!!!
Entretanto hoje já marquei com a parteira para na próxima semana ir falar com ela e ver realmente o que preciso levar para lá, pois quanto menos coisas levar melhor e ver as instalações e quais as recomendações.


De resto é tudo de novidades nossas.

S&R

37 semanas – já só faltam 21 dias!

Já tem um bebé de termo!
Parabéns!
A sua gravidez é agora considerada uma gravidez de termo – o que significa que o bebé, em termos de desenvolvimento, está pronto para viver fora do útero.

O bebé pesa provavelmente por esta altura mais de 2,7 kg e mede entre 48 e 51 centímetros, da cabeça ao calcanhar. Se sofrer de pré-eclâmpsia, o seu médico poderá ter recomendado a indução do parto esta semana.
Muitos bebés têm uma farta cabeleira à nascença, com caracóis com um comprimento de 1 a 4 centímetros. Mas não fique surpreendida se o cabelo do bebé não tiver a cor do seu. Os casais de cabelo escuro ficam por vezes muito espantados quando têm filhos de cabelo louro ou ruivo, e os casais de cabelo claro têm sido surpreendidos por perfeitas imitações do Elvis. Além disso, como é evidente, alguns bebés parecem quase carecas ou apresentam apenas uma ligeira penugem.
S&R

domingo, 23 de agosto de 2009

Novidades?? Nenhumas

Olá amigas, ora bem cá estamos em mais um fim de semana para dar novidades.
Chegamos às 36 semanas, já só faltam 4 semaninhas para as 40 semanas quem diria!!!
Dia 28 Agosto iremos ter a próxima consulta com a GO, foi alterada do dia 02/09 e provavelmente iremos marcar a data de nascimento do Afonso. Estes meses passaram tão rápido!!!!
Eu e o papá já temos tudo preparado para receber o nosso pequeno Kinder Surpresa com muito amor e carinho.

Já me ía esquecendo ontem fomos às compras e resolvemos alterar uma parede do quarto, ficou 5 estrelas!!!
Também já fizemos a nossa sessão fotográfica a "Sessão da barriguinha", agora aguardamos pelo resultado, ficou muito gira. Depois continuamos quando o Afonso nascer.
Bem agora vou andando deixo-vos muitas beijokas e tudo de bom.

S&R

36 semanas – já só faltam 28 dias

Ganhar peso (cerca de 30 gramas por dia) é a principal prioridade do bebé.
O bebé continua a ganhar peso – cerca de 30 gramas por dia. Pesa agora um pouco mais de 2,7 kg e tem cerca de 48 centímetros de comprimento. Está agora a perder a maior parte da penugem que lhe cobria o corpo, bem como a vernix caseosa, a substância cremosa que tem protegido a pele durante a sua submersão em líquido amniótico.
O bebé engole estas duas substâncias, juntamente com outras secreções, as quais se manterão nos seus intestinos até ao nascimento. Esta mistura escura, que se chama mecónio, constituirá as suas primeiras fezes.
No final desta semana, já será considerado um bebé de termo. (Os bebés que nascem entre as 37 e as 42 semanas são considerados bebés de termo; um bebé que nasça antes das 37 semanas é um bebé pré-termo e, após as 42 semanas, é um bebé pós-termo).
O bebé está agora muito provavelmente virado de cabeça para baixo, a melhor posição para um parto sem problemas.
No entanto, se na próxima semana, o bebé não tiver dado a volta, o médico poderá sugerir a marcação de uma “versão cefálica externa”, que é uma forma sofisticada de dizer que tentará virar o bebé manualmente, empurrando-o a partir do exterior da barriga.
S&R

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Para Ti Amor


S&R

Como me sinto às 35 semanas

Bom dia!!!

Sinto-me tão feliz, nunca imaginei sentir-me assim, ai que saudades que vou ter destes 9 meses cheios de alegria e muito amor, saudades da minha barriguinha, saudades dos movimentos e pontapés do nosso Afonso!!! Sim, eu sei que ainda faltam umas semaninhas, mas o tempo voa... ai se voa!!!!
Neste momento os meus inimigos têm sido a azia e a dificuldade respiratória... no curso de PPP, vejo-me grega para treinar os exercícios respiratórios, principalmente os 2 últimos que aprendemos e que exigem mais capacidades e mais esforço, nesta altura fico com algum receio de não os conseguir aplicar no parto, mas logo de seguida penso no que o meu pneumologista me disse e afasto esses pensamentos e sei que vou conseguir com que na altura tudo corra bem "até me vou surpreender a mim própria"!
As malinhas já estão feitas há mais de 1 semana mas só ontem o papá R as colocou no carro, pois eu andava sempre a deixar para amanhã, e ele pegou nelas e arrumou-as na mala do carro, não vá o pequeno Kinder Surpresa pregar-nos uma partida.


Não estou ansiosa, nem preocupada com o o momento do parto, acreditem que não, pois como eu digo, enquanto ele estiver aqui dentro da minha barriguinha é só meu... quer gostem ou não é o que penso e espero que nasça no momento certo para ele e na data marcada, olha que já falta pouco tempo!!!

S&R

sábado, 15 de agosto de 2009

Choro, Refluxo Gastroesofágico e Secreções

CHORO
O choro é uma manifestação natural.
O bebé comunica através do choro, sempre que se sentir desconfortável ou estiver com fome, frio, fralda molhada, roupa apertada, cólicas, irritação e cansaço. Um "remédio" sempre útil é o conforto do colo da mãe. As causas do choro variam de razões simples a situações de doença. Por isso o choro do bebé nunca deve ser ignorado. A maior paqrte das vezes é difícil diagnosticarmos porque choram, mas conforme formos conhecendo o bebé conseguiremos distinguir os diferentes "choros".

REFLUXO GASTROESOFÁGICO
Regurgitação (bolsar) é como expulsão não forçada de alimentos e secreções pela boca. Nas primeiras semanas de vida, muitos bebés regurgitam uma ou mais vezes por dia, pouco tempo após a alimentação, a evolução do ganho do peso é normal e a diminuição gradual das regurgitações ocorro ao longo do tempo.
Ao deitarmos o bebé e para evitar esta situação, devemos deitá-lo primeiro na posição de sentado e só depois inclinar a cabeça para deitar. Normalmente há pessoas que colocam logo a cabeça e depois as perninhas, é errado, pois desta maneira o refluxo subirá.

SECREÇÕES
Soluços e espirros são normais no recém-nascido.
Os soluços são frequentes quando o bebé está despido na hora do banho, quando manuseado e às vezes após as mamadas. Cessam espontaneamente e não causam mal ao bebé. Os espirros ocorrem frequentemente e não devem ser confundidos com constipações. Limpe o nariz do bebé sempre que houver alguma secreção que dificulte a respiração. Pode-se usar a ponta de uma fralda limpa. Se a secreção etsiver seca, coloque umas gotas de soro fisiológico para amolece-las na narina afectada.
S&R

Cólicas

CÓLICAS
Caracteriza-se por excessiva irritabilidade com retracção das pernas do bebé sobre o abdómen, distensão abdominal, flatulência, agitação ou choro inconsolável durante cerca de 3h.
Surge na maioria dos casos ao fim do dia ou ao início da noite (entre as 17h e as 2 horas da manhã).
Afecta principalmente bebés com poucas semanas de vida, sendo mais comum em bebés com menos de 3 meses do que em bebés de mais idade.
Causas Físicas:
- imaturidade do sistema digestivo
- acumulação excessiva de gases
- problemas intestinais
- Alimentação não adequada (sobre-alimentação, hipo-alimentação, nutrição demasiado frequente ou técnica alimentar incorrecta)
- Intolerância à lactose (poderá ser devido ao aumento de consumo de leite da parte da mãe)
Causas Emocionais (principal):
- Nascimento difícil
- excesso de estímulos (barulho de fundo)
- privação de contacto (importante o contacto nos 3 primeiros meses)
- acumulação de stress
Prevenir a cólica?

* Aleitamento exclusivo até aos 6 meses de idade em horário e duração livre
* Proporcione períodos de repouso ao seu bebé
*O banho ao final da tarde ou ao início da noite pode relaxar o bebé, principalmente se a banheira estiver bem cheia
* Executar massagens ao bebé
* Diminuir os estimulos sonoros e visuais
* Promover o contacto pele com pele: dar muito colinho... (principalmente nos 3 primeiros meses, poiso bebé está habituado a estar dentro de nós e sempre embalado, daí a importânecia pois isto a que está habituado vai-lhe ser arrancado)
* Colocar sempre o bebé a arrotar após as mamadas ou mesmo durante a mamada (ou seja, se ele adormecer colocamos a arrotar e depois voltamos a dar a mama)
* Posição verticalizada: transportar o bebé com frequência em slings (melhor que os marsúpios)

Cólica o que fazer?
* Diminuir os estímulos
*Tocar o bebé e embalá-lo. Um posição de que gostam muito é esta:
* Segurar os braços do bebé evitando movimentos descontrolados.
* Aplicar uma toalha aquecida sobre o abdómen
* No momento de crise de cólicas não massajar pois pode aumentar o desconforto do bebé: pode-se apenas dobrar as perninhas sobre o abdómen e suster esta posição durante alguns segundos.

Cólicas Intestinais e Massagem
O toque e a massagem global de todo o corpo ajudam a libertação de hormonas que vão relaxar o bebé e reduzir os episódios de cólica. Se o bebé tem problemas intestinais frequentes, sugere-se massagens abdominais específicas diárias para prevenção preferencialmente em jejum.

Exemplos de massagens abdominais e exercícios específicos que estimulam o trânsito intestinal:
1. Com a mão assente no abdómen, deslizar até abaixo do umbigo (pelo menos 5 vezes)
2. Massajar bem as palmas das mãos e em círculos grandes em torno do umbigo fazendo alguma pressão no sentido dos ponteiros do relógio (pelo menos 5 voltas em torno do umbigo)
3. Dobrar as pernas sobre o abdómen agarrando nas coxas do bebé, mantendo livre os pés e as pernas e manter esta pressão sobre o abdómen do bebé durante 6 segundos.
4. Dobrar uma e outra perna alternadamente num movimento de "bicicleta" (pelo menos 6 movimentos).
S&R

Ficamos por casa...

Cá estamos a dar notícias.

Hoje o Papá Kinder Buenno teve que ir trabalhar, apesar de ter pedido para ficar o feriado em casa, não adiantou de nada e nós viemos até à net dar notícias e actualizar umas coisitas por aqui.

A mamã do Papá já está em casa e muito melhor, mas tem de estar sempre atenta para não voltar a acontecer.

Já temos as malinhas prontas, só ainda não as levamos para o carro... apesar do R estar sempre a lembrar e a falar disso para mim parece tão cedo para andar já com elas atrás.

S&R

35 semanas – já só faltam 35 dias!

Na sua maior parte, o desenvolvimento físico está concluído.
O bebé está a ficar grande. Pesa um pouco mais de 2,200 kg e tem quase 46 centímetros de comprimento, da cabeça ao calcanhar.
Naturalmente, ainda está enroscado dentro de si: está a ficar tão apertado no seu útero que o bebé já não está na verdade a flutuar e já não é provável que consiga dar grandes voltas. Mas um espaço mais confinado não significa que se mexa menos; o bebé deverá continuar a dar pontapés com a mesma frequência de sempre. Se notar uma redução dos movimentos, fale com o seu médico. Os rins do bebé estão agora totalmente desenvolvidos e o fígado consegue processar alguns resíduos.
A maior parte do seu desenvolvimento físico está agora concluída – as próximas semanas servem apenas para ganhar peso.
Nos rapazes completa-se a descida dos testículos. O bebé poderá "dar a volta" e posicionar-se na sua pélvis de cabeça para baixo, mas nem todos os bebés fazem isto antes do nascimento.
S&R

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Novidades

Então é assim, em primeiro lugar pedimos desculpa pela ausência de notícias, mas a preguiça em ligar o computador e ver até aqui tem sido alguma.
A mamã do Papá Kinder Buenno, já tem alta hoje e regressa a casa, irá continuar a fazer tratamnto em casa, pois já se encontra bem melhor, mais logo vamos visita-la e depois venho cá contar novidades.
Hoje os papás vão tratar de assuntos pendentes, vamos entregar a minha baixa ao trabalho, tratar de assuntos no banco, ver o que se passa com o meu telemóvel que deixou de funcionar de um dia para o outro.
De resto tudo calmo, as malas já estão feitas e prontas a irem para o carro, fica a faltar somente umas coisitas na mala da mamã, alguns produtos de higiene que colocarei mais tarde.

A todas beijokas e tudo de bom.

S&R

Curso Preparação para o Parto - 1ª aula prática 11/08/2009

EXERCÍCIOS DE KEGEL
Um assunto abordado nesta aula de P.P.P. foi o dos exercícios de Kegel, e aqui deixo algumas dicas para as futuras mamãs...

Exercícios de Kegel, o que são?
Kegel é o nome dado a exercícios de contração e relaxação dos músculos da vagina e períneo (área entre a vagina e o ânus). Esses exercícios ajudam na preparação para o parto (ajudam-na a "empurrar" melhor) e também aceleram a recuperação dos músculos que suportam a bexiga, vagina e uretra (a bexiga armazena urina, a qual deixa o seu corpo através da uretra). Praticando Kegel, você não só está a ajudar na recuperação pós-parto, como está ajundando também na prevenção de uma futura incontinência urinária e também a sua vida sexual.
Como praticar?
Primeiro, tente começar quando você está a urinar. Comece a urinar e pare o xixi, comece e pare, assim poderá saber melhor quais são os músculos que serão exercitados. Quando não estiver a urinar, pratique a contração dos músculos: segure durante 4 segundos e solte novamente. Faça assim entre 10 e 20 vezes. Isto permite que os músculos relaxem completamente entre uma contração e outra. Faça esses exercícios dez vezes por dia. (10 vezes um conjunto de 10 a 20 contrações de cada vez).

Onde praticar?
Estes exercícios podes ser praticados em qualquer lugar. Enquanto estiver no escritório, no carro, no autocarro, a lavar a loiça, a conduzir, de pé numa fila ou até no sofá a ver TV. Ninguém saberá que estamos a praticar Kegel. Muitas mulheres podem sentir a diferença já depois de poucas semanas praticando. Estes exercícios deverão ser praticados todos os dias. Como já foi dito antes, não é indicado somente para parto e pós-parto mas também para previnir incontinência urinária e só fará bem à sua vida sexual.

Porquê exercitar?
Os exercícios de Kegel trazem inúmeros benefícios à mulher, resultantes do condicionamento da musculatura do períneo, que se distribuem igualmente tanto pela gravidez como no período pós-parto.
- À medida que exercita os músculos do pavimento pélvico vai aprender a controlar e mesmo relaxar os músculos vaginais, constituindo grande ajuda para o trabalho de parto e período expulsivo propriamente dito.
- Previnem a incontinência urinária de stress, definida como perda involuntária de urina, muitas vezes na sequência de acessos de tosse, espirros ou esforços físicos. Existem várias causas que contribuem para o compromisso da continência urinária, sendo uma das mais notáveis o parto, que pode resultar numa lesão neuromuscular esfincteriana do pavimento pélvico.
- Melhoram a circulação sanguínea vaginal diminuindo o tempo de cicatrização das episiorrafias (sutura da episiotomia).
- Potenciam o prazer das relações sexuais pós-parto.
- Previnem o prolapso uterino, cistocelo e rectocelo (protusão do útero, bexiga e recto para o exterior, respectivamente).

Com que regularidade?
Diariamente! De início não se recomenda fazer muitas repetições por dia. Comece por fazer os Kegel’s poucas vezes ao longo do dia. À medida que se sente mais forte, aumente a frequência e a duração das contracções.

Algumas dicas
Inicialmente, a contracção isolada destes músculos pode constituir-se como uma dificuldade para a mulher. É de evitar a contracção simultânea dos glúteos, abdominais ou músculos da coxa. Para serem bem feitos ninguém deve notar que você se está a exercitar. Com a prática irá melhorar:
• pode ajudar se colocar uma mão na barriga para se certificar que os abdominais estão relaxados;
• imagine que está a tentar parar o fluxo de urina da próxima vez que estiver sentada no WC (ou qualquer outro sítio);
• pode também colocar um dedo limpo na vagina e tentar apertá-lo como se estivesse a prevenir a micção. Se sentir o seu dedo a ser apertado é porque está a executar o exercício correctamente;
• tente respirar durante o exercício;
• tente um Kegel durante o inter curso sexual e pergunte ao seu companheiro se o sente. Se executado correctamente ele dir-lhe-á que sente o seu pénis “abraçado”;

S&R

sábado, 8 de agosto de 2009

Fim de semana... finalmente

Pois é amigas, já estamos com 34 semanas, o tempo passou a voar, até parece que foi ontem que tivemos o nosso positivo e mais um mesinho e o AFONSO está ao nosso lado.

O papá R desde ontem que tem andado em baixo, a mãe está no hospital, ficou internada a fazer exames porque não sabem o que ela tem; a cara inchou imenso, os olhos também e parece que lhe começaram a aparecer borbulhas ou espinhas vermelhas na cara e não a deixaram sair do hospital sem saber o que realmente tem.
Embora o R não aparente, nem queira deixar transparecer nota-se que ele está abalado e em baixo com a situação, e entende-se é a mãe dele e quando nos toca a nós estes casos dói tanto que parece que nos espetam uma faca no coração várias vezes sem piedade. Mas ela vai ficar boa rápido e dentro de dias estará em casa.
Eu ainda não a fui ver ao hospital, pois com esta situação da Gripe, não quero arriscar em nada agora na recta final, sei que o R compreende e os pais também compreendem.
Neste momento estou à espera que ele chegue da visita para me dizer como correu, se já sabem mais alguma coisa e para depois decidirmos se sempre vamos passar o fim de semana a casa da minha mãe ou não. Neste momento a prioridade é ele e a mãe que espero que venha rápido para casa.
As melhoras.
S&R

Recém-Nascido: Características

Cabeça
Devido à adaptação ao canal do parto, a cabeça pode apresentar uma forma diferente nas duas primeiras semanas.
Possui na união dos ossos do crânio zonas mais moles e depressíveis denominadas "moleirinha", perdendo calor nesta área, pelo que é aconselhável o uso de gorro nas primeiras duas semanas. Nessas áreas pode sentir um pulsar normal com cada batimento cardíaco. As fontanelas encerram quando o bebé tgem entre 12 a 18 meses de idade, formando o osso único craniano.

Crosta Láctea
É muito comum nos recém-nascidos uma excessiva secrecção de sebo capilar. É este escesso que forma pequenas crostas sobre o couro cabeludo, mas quenão incomodam em nada o bebé. Com o tempo elças desaparecem naturalmente. Para prevenir o seu aparecimento sugere-se massagem com escova de sedas finas húmida.

Olhos
Pálpebras edemeciadas (inchadas) por causa da passagem no canal do parto, devendo desaparecer em 3 dias.

Pele
Logo após o nascimento tem o corpo coberto de vérnix caseoso, uma substância branca e oleosa que o hidrata e protege. A pele possui uma cor variável de aspecto não uniforme. Durante a segunda semana de vida, a pele fica normalmente seca e descamativa e muitos bebés apresentam manchas avermelhadas pou mongólicas (não assustar com o nome que é dado), erupções e marcas de nascimento, que tendem a desaparecer ou atenuar com o passar do tempo.

Tórax
A respiração do recém-nascido é irregular, podendo variar entre o suave a suspiros profundos ou até ressonar. Ocorrem com frequência soluços e espirros, que não devem ser motivo de preocupação.

Mamas
Podem estar edemeciadas (inchadas) e até deitar alguma secreção. Isto é perfeitamente normal em bebés de ambos os sexos. Esse edema desaparecerá ao fim de poucos dias. NUNCA se deve espremer esta secreção.

Abdómen
No local de umbigo o coto umbilical deve manter-se sempre limpo e seco, não devendo ser tapado com compressas, faixa, ligaduras ou até mesmo com a fralda.

Orgãos Genitais
É comum em bebés de ambos os sexos estarem inchados. As meninas pdoerão ter algum corrimento vaginal viscoso, por vezes raiado de sangue e que deve desaparecer em pouco tempo. Nos meninos por vezes os testículos encontram-se subidos e só descerão mais tarde.

Fezes
As primeiras fezes do bebé são bastante diferentes - escuras, pegajosas e sem cheiro - chamadas de "mecónio". A partir do momento em que o recém-nascido é alimentado as características alteram-se e vão-se tornando mais claras. No recém-nascido amamentado as fezes são amareladas, moles e de odor adocicado. No recém-nascido alimentado com leite artificial as fezes são pastosas, escuras e de odor forte. A frequência é variável, podendo ir de 2 a 10 vezes ao dia, ou até de 2 em 2 dias, dependendo do ritmo de cad abebé.

Urina
Habitualmente urina nas primeiras 24horas de vida, pode apresentar-se avermelhada devido aos sais (uratos) e muco que contém, mas torna-se cada vez mais clara com o decorrer do tempo.

Icterícia Neonatal
A icterícia de um recém-nascido também chamada de fisiológica, geralmente começa entre o 2º e 5º dia de vida, chega ao ponto máximo entre o 5º e o 7º dia e desaparece dentro de uma a duas semanas. Uma picada no pé para análise do sangue permite determinar se há ou não necessidade de realizar fototerapia, uma espécia de solário que poderá prolongar a estadia no hospital.
S&R

Prevenção do Síndrome de Morte Súbita (SMSL)

Não se sabe a causa concreta do síndrome de morte súbita, no entanto conhecem-se algumas precauções que diminuem a sua incidência.

1. Coloque o bebé de costas para dormir
O risco de SMSL é maior se os bebés dormirem de barriga para baixo ou de lado. A investigação mostra que quando são deitados de costas, os bebés não bolçam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição.
Qaudno está acordado e sobre vigilância pode ser colocado de barriga para baixo para brincar. Isto fortalece os músculos do pescoço e das costas.

2. Evite fumar durante a gravidez. Evite também que fumem dentro de casa ou próximo do bebé.
O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Se o pai também fuma, o risco agrava-se mais.
Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.
Se fuma ou tomou algo que altera o sono ou ingeriu bebidas alcoólicas recentemente, não ponha o bebé na sua cama para dormir.

3. Posição de deitar e dormir
A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. A roupa da cama (lençois e edredons) deve estar entalada no fundo da cama e num dos lados. Não usar roupa de cama pesada tais como cobertores de lã. O bebé deve ser deitado com os pés a tocar o fundo da cama (para evitar que escorregue) e a roupa não deve cobri-lo mais do que a altura do peito. O objectivo é que o bebé não "deslize" para dentro da roupa da cama.
Não use almofadas para a cabeça.

4. Não aqueça demasiado o bebé
O risco de SMSL pode estar associado ao excessivo aquecimento. Para prevenie isto deve usar o bom senso e adequar a temperatura do quarto, a roupa do bebé e a roupa da cama à estação do ano e ao lugar que habita. A temperatura ideal do quarto deverá estar entre os 18º e 21ºC.
Vista-o com o mesmo tipo de roupa que está a usar, de forma a sentir-se confortável.
Colocando o dorso da sua mão na nuca ou na barriga do bebé poderá avaliar facilmente se ele está muito aquecido.
S&R

34 semanas – já só faltam 42 dias!

Os pulmões do bebé estão bem desenvolvidos.
O bebé pesa agora cerca de 2,150 kg e tem provavelmente pouco mais de 45 centímetros do topo da cabeça à planta dos pés.
O sistema nervoso central está ainda em fase de amadurecimento, mas os pulmões já se encontram bem desenvolvidos. E esta é uma boa notícia caso decida nascer mais cedo do que o previsto.
Caso a ideia de parto prematuro tenha sido para si causa de ansiedade, ficará satisfeita por saber que 99% dos bebés com este tempo de gestação conseguem sobreviver fora do útero – e a maioria não apresenta problemas a longo prazo relacionados com a sua prematuridade.
A pigmentação dos olhos não está completa ainda, isto deixa que os olhos pareçam azuis independentemente da cor final. Nesta semana começa a desenvolver-se o sistema imunitário do bebé.
Nesta semanas o bebé já se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mãe deve continuar a sentir contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto e só deve prestar atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.

S&R

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Segurança Infantil

DENTRO DE CASA
Casa de Banho
Verificar a temperatura da água do banho.
O bebé nunca deve ser deixado sozinho no banho, nem em cima da cama, da mesa ou do sofá sem protecções de vigilância.

Quarto
A cama deve ser de estrutura rígida, com colchão rígido e deve ter protecções.
Assegure-se de que os espaços entre as barras do berço são adequados. Normalmente as grades são adaptáveis em altura para facilitar o colocar e tirar a criança da cama.
As grades devem ter uma altura mínima pelo interior de 60cm e não devem ter aberturas superiores a 6cm. O colchão deve ser firme e estar bem ajustado ao tamanho da cama.
Evite o usso de almofadas, brinquedos, laços ou fitas na cama do bebé.

Para o Bebé
Verificar a temperatura do leite que se dá ao bebé. Evitar o uso de fios, fitas e pulseiras à volta do pescoço do bebé.

FORA DE CASA

Na Rua
Usar sempre os cintos de segurança bem ajustados no dispositivo de segurança, inclusive no carrinho de passeio pois este pode facilmente se virar.

No Automóvel
No carro use o dispositivo de segurança próprio e adequado para a idade do bebé.
No automóvel, as crianças devem viajar voltadas para trás até aos 4 anos, para terem uma melhor protecção em caso de acidente.
Sabia que num acidente a 45km/hora a criança será projectada por uma força maior do que 20 vezes o seu próprio peso? Viajar ao colo é a mesma coisa de que viajar à solta: um bebé de 2 ou 3 meses passará a pesar mais de 100kgs em caso de acidente, pelo que se viajar ao colo, o bebé será arrancado dos braços tal como se fosse completamente à solta.

Num acidente acima dos 10kms/hora não se consegue segurar o bebé no colo.


S&R

Extracção e armazenamento de Leite Materno

EXTRACÇÃO DE LEITE
No caso de existir impossibilidade do bebé pegar na mama, a extracção de leite deverá ser efectuada de 3/3 horas durante o dia e de 4/4h durante a noite.
A extracção pode ser manuela ou com bomba (manual ou eléctrica).
Para aumentar a produção de leite, recomenda-se remover de 2/2h durante o dia.
Usualmente o bebé necessita de 150ml/kg de leite a dividir pelo número de mamadas.
Ex. peso à nascenla 3,2Kg e 8 mamadas/dia 150x3,2/8=60ml em cada mamada.

Qualquer que seja o método utilizado para extrair leite deverá seguir os seguintes passos:
1. lavar bem as mãos
2. procurar um local calmo e tranquilo, com privacidade e com todo o material disponível
3. tenha o bebé perto de si ou tenha uma fotografia dele
4. fazer uma suave massagem na mama para ajudar o leite a fluir.
ARMAZENAMENTO
O leite deve ser sempre identificado com hora e dia da colheita.
Não encher o recipiente até ao topo.
Local de conservação:
Frigorifico = 48horas
Congelador em frigorifico combinado de 2 portas = 3 meses
Arca frigorifica = 6 meses
DESCONGELAMENTO E PREPARAÇÃO
Se descongelar no frigorifico pode manter-se 24h dentro dele antes de ser consumido;
se descongelado à temperatura ambiente ou em água morna (descongelação lenta) manter no frigorifico no máximo 4 horas - não se deve voltar a congelar.
A descongelação pode ser mais rápida, colocando o recipiente de leite congelado dentro de outro com água morna.
NÃO DESCONGELAR EM ÁGUA A FERVER OU NO MICROONDAS.
CUIDADOS COM O MATERIAL
* lavar o material com água quente e detergente
* para esterilizar o material de plastico ou vidro deixar ferver durante 10-15 minutos. Borrachas e silicones durante 5 minutos.
* pode-se utilizar esterilizadores eléctricos ou de microondas.

Curso Preparação para o Parto - 7ª aula 06/08/2009

Hoje nesta aulinha fomos visitar o Hospital Pedro Hispano, fiquei encantada com a segurança, instalações, tudo. Em cada saída do hospital, na ala de obstetrícia há um mecanismo que apita sempre que o bebé sai pois é-lhe colocada uma pulseira de segurança.

A sala de partos não tem nada a ver com o que eu imaginava, eu pensava que seria uma sala ampla, e ali não, é um quarto para cada mamã que vá dar à luz, todo confortável e bem equipado.

Depois da visita que demorou 1h, fui à Seg. Social entregar os documentos em falta e como eu previa no meu caso não era necessário o patrão assinar, mas não fez mal nenhum. O funcionário disse que a parte que o meu patrão assinou normalmente é só para pessoas do mundo do espetáculo e ainda brincou comigo a dizer que eu tinha ar de estrela daí a funcionária ter dito aquilo.

Em seguida dirigi-me ao ACT para me informar, sobre como poderei informar a entidade do tempo de licença, em relação ao pagamento dos subsídios. COmo não há impresso para entregar na entidade patronal, aconselharam-me a tirar cópiar do da Seg Social e quando entregar na Seg Social pedir para carimbarem as cópias e entregar no emprego; os subsídios é o patrão que paga e não a Segurança Social. Avisaram-me de uma coisa que eu não sabia, sobre as horas de amamentação, 10 dias antes de entrar ao serviço convém informar por escrito a entidade patronal de que pretendo usufruir dessas 2horas, pois além de ter direito não são facultativas, posso as querer ou não.
De seguida vim para casa e dediquei-me a limpar vidros e tirar cortinados, já estou a imaginar o Papá R quando chegar a casa, vai ralhar tanto comigo, pois ele não quer que eu ande empoleirada em nada, mas não sirvo para estar de pernoca ao alto.

S&R

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Curso Preparação para o Parto - 6ª aula 05/08/2009

Hoje estivemos a falar da Segurança Infantil, dentro de casa (casa de banho, quarto) e fora de casa (na rua e no automovel).
Desanconselharam o uso da alcofa no carro, somente a coque, pois mesmo que a alcofa vá segura pelo cinto de segurança o bebé dentro dela não vai seguro vai mais solto e em caso de acidente ele é logo projectado. E o bebé tem de ir sempre virado no sentido contrário à marcha até aos 4 aninhos de idade.
Em seguida falamos da Prevenção do Síndrome de Morte Súbita (SMS), tivemos conhecimento de algumas precauções a ter para diminuir a sua incidência.
Por último falamos sobre as características do recém-nascido e de como prevenir as cólicas, vendo sem seguida um pequeno filme sobre isso.
Na próxima semana passaremos às aulas de ginástica.
S&R

Relax

Hoje 3ª feira fiquei no relax em casa, tenho algumas coisas para fazer, mas acreditem numa coisas, estou há praticamente 3 dias em casa e sinto saudades de ter o papá R comigo. Ele hoje até veio almoçar a casa para nos fazer companhia, mas custou-lhe tanto ter de ir trabalhar, mas tem de ser e dentro de pouco tempo ele vai estar ao nosso lado e nessa altura ainda vai pedir para ir trabalhar.

Assim vou ficar por aqui a tratar de arrumar umas gavetinhas do quarto do Afonso.

Beijokas

S&R

Novidades nossas

Nós cá vamos andando.
Segunda-feira fomos entregar a declaração médica à Segurança Social, mas tivemos que deixar tudo em stand-by, pois não estava bem passada e da maneira como estava tinha que entregar sempre uma declaração médica todas as vezes que entregasse a baixa, assim optei por alterar e arrumar o assunto de uma só vez; disseram também que o meu patrão teria de assinar um impresso, não entendi porquê mas fui ao emprego para ver se ele assinava e quando for lá entregar tudo vou confirmar o motivo, pois não acho necessário, mas como agora querem tudo e mais alguma coisa.

E querem saber da última? Pelos vistos lá no emprego a "croma" ficou muito indignada por eu ter entrado de baixa, pois deveria ter consideração por ela e ir trabalhar!!! Onde já se viu tal coisa?! Lá ninguém teve consideração por mim que vim de baixa e estou sem receber o subsidio, lenga-lenga do costume não há euros para pagar e ela fica chateada! A chatice dela chama-se trabalho, isos mesmo ter de trabalhar, já não pode ir dormir, nem ir para casa mais cedo para dormir. Enfim pessoas pobres de espirito que não valem um cêntimo sequer, nem merecem que perca tempo a falar delas.

Assim sendo vou indo.
Beijokas
S&R

sábado, 1 de agosto de 2009

Outros Cuidados

Cuidados com o coto umbilical
* Nos primeiro dias de vida o bebé apresenta no local do umbigo o coto umbilical que deve ser mantido sempre limpo e seco.
* A queda do coto ocorre usualmente entre o 4º e o 15º dia de vida.
* Recomenda-se limpar 1 vez por dia, com compressas humedecidas com alcóol puro a 70º.
* Enquanto não cair o coto não deve ser tapado com compressas, faixas, ligaduras ou a fralda.
* A fralda ao ser colocada deve ser dobrada na região superior para que a mola e o coto não fiquem tapadas.
* Após a queda do coto mantém-se usualmente a libertação de ligeiro exsudado e pequenas perdas de sangue - os cuidados de limpeza devem manter-se até que o exsudado desapareça. É normal.
Os sinais de infecção, de que algo está mal são:
- presença de cheiro
- cor vermelha à volta do coto
- presença de líquido esverdeado.

Cuidados com as unhas do bebé
Ao nascimento os bebés por vezes, apresentam as unhas compridas, principalmente as das mãos. Não se deve contudo cortar as unhas das mãos e dos pés após o nascimento e até ao 15º dia de vida, deve-se usar uma lima e lima-las suavemente no sentido de cima para baixo.
Para cortar as unhas a partir do 15º dia sugere-se a utilização de uma tesoura de pontas redondas. as unhas devem ser cortadas a direito e não muito curtas.
As unhas dos pés são normalmente reviradas, o que não significa que estão encravadas.
O melhor momento para cortar as unhas é depois do banho, quando o bebé está mais calmo e relaxado.
Sinais de unha encravada: inflamação, zona vermelha ou quente, podendo apresentar alguma drenagem de pús.

Massagem do bebé
* As massagens transmitem segurança ao bebé e ajudam-no a dormir e relaxar, estimulam o sei desenvolvimento e crescimento, reforçando o seu sistema imunológico facilitando a actividade intestinal.
* Previne cólicas, prisão de ventre e insónia.
* Contribui para o contacto afectivo - vinculação e promove a harmonia do bebé com o mundo exterior.

Outros cuidados especiais
É muito importante a lavagem das mãos de quem vai cuidar do bebé antes de efectuar qualquer cuidado de higiene ao bebé.
Não deve ser utilizado pó de talco nos orgãos genitais.
No final dos cuidados de higiene pode-se proceder à massagem do bebé com creme ou com óleo de amêndoas doces.
Existem pomadas protctoras para prevenir o agravamento da "assadura na fralda" que podem ser aplicadas sempre que a pele do bebé esteja vermelha ou irritada.

S&R

Cuidados de Higiene

O BANHO
- pode ser dado a qualquer hora - evitar no entanto os períodos em que o bebé tem muita fome, para que não chore muito durante o banho, ou quando este acabou de comer para não regurgitar;
- preparar todo o material necessário e aquecer o local antes de despir o bebé;
- remover acessórios que possam magoar o bebé) relógio, aneis, pulseiras;
- a água deve ser morna, não excedendo os 37ºC, utilizar o termómetro ou o cotovelo. No caso de não ter torneiras misturadores, devemos colocar 1º água fria e só depois agua quente.
- os cuidados de higiene devem começar sempre pela zona mais limpa terminando na mais suja. Inicia-se o banho pela face e cabeça, passando para os braços e mãos, o tórax, as pernas e os pés, as costas e termnando nas nádegas e orgãos genitais;
- não limpar os ouvidos com cotonetes.

Material para o banho
- banheira com água morna (máximo 37ºC)
- roupa do bebé (abrir a roupa e dis´pôla por ordem de utilização), fralda e toalha
- termómetro de água (ou cotovelo)
- compressas esterilizadas e álcool puro a 70º (frasco amarelo)
- sabonete neutro ou loção hidratante para bebé (até às 2 semanas usar água simples). Os óleos de origem mineral não são aconselháveis, ao contrário dos óleos de origem vegetal (óleo de amêndoas doces, óleo Johnson).

Mudança de Fralda
* trocar a fralda sempre que esteja com urina ou fezes. Normalmente é necessário mudar a fralda cerca de 6-8 vezes por dia (após refeições), à excepção dos 3 primeiros dias em que a eliminação intestinal e urinária não é tão frequente.
* o material ideal para os cuidados de higiene dos orgãos genitais é a água morna e o sabão neutro, tendo sempre cuidado de secar muito bem a pele envolvente.
* Nas meninas deve-se limpar os orgãos genitais da frente para trás (vagina para o ânus) de forma a prevenir infecções.
* Nos meninos deve-se limpar o prepúcio deslocado da glande, sem forçar ou puxar para trás a pele que cobre a glande. Deve secar-se bem a zona por baixo dos testículos.
* toalhetes de limpeza devem ser usados com precaução pois podem causar irritação da pele e alergias (assaduras da fralda) - prefira água e sabão neutro.

S&R

Curso Preparação para o Parto - 5ª aula 30/07/2009

A aula deste dia foi sobre Cuidados de Higiene.
Tivemos direito a um nenuco para mudar a fralda e para aprendermos a pegar no bebé... O papá R saiu-se muito bem e foi elogiado pela Enfermeira, fiquei toda babada com ele e claro que ele nem se fala.
Hora do banho:
- Nunca devemos usar cotonetes para limpar os ouvidos dos bebés, devemos somente limpar a parte externa com a toalha e nada mais.
- no 1º mês evitar usar toalhetes de limpeza, água é o suficiente para manter a protecção natural da pele do nosso bebé e para limpar o rabinho nada melhor do que um toalhete seco ou com água ou compressa com água
- a nossa mão é a melhor coisa para lavarmos os bebés
- no banho devemos começar sempre por lavar por esta ordem (da parte mais limpa para a mais suja):
1º cara + olhos (olhos de dentro para fora)
2º cabelo
3º tronco + braços + pernas
4º genitais + rabinho

Mudar a fralda:
- quando estivermos a mudar a fralda, no meu caso um rapaz, podemos colocar sempre uma compressa por cima da pilinha, pois de certeza que ele irá fazer xixi, mas não será tipo xafariz!!!
- a pilinha deve ser sempre colocada para baixo
- colocar pomada no rabinho uma camada fina e espalhar, ao colocarmos imensa pomada, não quer dizer que irá funcionar melhor
- devemos ter muito cuidado ao limpar os orgãos genitais dos bebés (menina: limpa-se da frente para trás, especialmente nos lábios; nos meninos: limpar o prepúcio, sem forçar ou puxar a pele para trás e limpar bem por baixo dos testículos)

Sempre ouvi dizer que nos meninos devemos puxar a pele da pilinha para trás sempre que lhe dermos banho, a enfermeira disse para não fazermos isso que é errado, que a pele vai deslizando por ela e quando o bebé for maior será ele a fazer até lá o pediatra irá ver sempre nas consultas.
S&R

Consulta 29/07

Pois é amigas, fui mesmo "obrigada" a ausentar-me durante estes dias para repouso, pois estou de baixa, mas já estou de volta para dar notícias.
Dia 29/07 foi o dia da nossa tão esperada consulta. Depois de sair do trabalho as 18h, fomos buscar os exames (análises e ecografia) e depois dirigimo-nos para o consultório da GO.Enquanto aguardavamos que fossemos chamados, conversamos com a funcionária que é uma querida e super atenciosa, sobe a Gripe A, sobre os cuidados, sobre vantagens da cesariana-parto normal, enfim sobre tudo.
Depois fui chamada para a sala para fazer as cintas, para ver se havia contracções ou índicio delas... estão ausentes, nem sinal delas!!!
Quando terminei, após 10 minutos, entrei para a consulta. A GO viu as minhas análises está tudo bem, só os valores da glicose estão no limite, deviam estar a 140 e estão a 141, ou seja, teria de fazer a análise da glicose (prova da curva) de 3h!!!! Fiquei logo aflita pois se já custa 1h imaginem 3h, sem comer e esperar para ser picada, sem falar no xarope que teria que beber... mas se tivesse que ser lá teria que o fazer. A GO disse que não me mandava fazer mas que eu teria de ter muita força de vontade e evitar doces, sumos, gelados, chocolates, bolachas e só comer fruta acompanhada de bolachas sem açúcar. E eu consenti logo, pois verdade seja dita eu por este mês andei mesmo a abusar de tudo isto que a GO falou, menos dos gelados. O marido ficou todo contente, assim sobrará mais para ele e prometeu andar a tento.
As minhas tensões estão óptimas e o peso também, tenho evoluido sempre da mesma maneira, estou com 70 kgs, ou seja, tirando os 2 kgs do Afonso fico com 68 kgs.
Demos uma espreitadela ao Afonso e ele continua como sempre 5 estrelas, cabecinha para baixo, dorso esquerdo e as pernocas para o meu lado direito.
Antes de terminar a consulta a GO, passou-me a baixa devido a continuar com crises de bronquite asmática e cansar-me com facilidade, e devido a andar stressada do trabalho. É verdade acreditem ou não lá no trabalho deixam tudo para eu fazer e não têm consideração nenhuma, vejam bem que até me andaram a tentar dar a volta para continuar a trabalhar, sem se preocuparem com o meu estado ou se eu estaria em condições. Enfim!!!
A GO aconselhou-me a usar cinta sempre que andar mais a pé ou for caminhar.
Terminada a consulta, a GO só pediu para eu ter cuidado para não me constipar e evitar contatcos e beijos com outras pessoas por causa da tão famosa Gripe A.
Depois estivemos a tratar de pedir autorização ao seguro (MULTICARE) para a realização do parto no local por nós escolhido, e a funcionário lá nos deu mais um miminho, e entregou-me uma saca com vários produtos para eu ver (cintas, soutiens de amamentação).
Lá saimos da consulta e fomos comprar uns óculos para o papá R pois tem andado com dores de cabeça e com os olhinhos cansados.

Beijokas a todas.

S&R

33 semanas – já só faltam 49 dias!

Esta semana o bebé pesa pouco mais de 1,8 kg e mede um pouco mais de 46,5 cm da cabeça ao calcanhar. Graças a este recente aumento de peso, está agora a perder aquela aparência enrugada de “alienígena”.
A maioria dos ossos do bebé estão agora a ficar duros, mas o crânio ainda é bastante maleável, com elementos separados por espaços. Esta estrutura flexível permite comprimir a cabeça do bebé de modo a passar pelo estreito canal de parto.
A pressão sobre a cabeça durante o parto é tão intensa que, em muitos bebés, o formato da cabeça é cónico à nascença. É um efeito totalmente inofensivo, normal e temporário. A cabeça do bebé rapidamente assume uma forma mais arredondada, embora as placas do crânio só se unam completamente quando tiver cerca de 9 a 18 meses de idade.
O seu bebé pode estar já de cabeça para baixo, com o rosto virado para as suas costas, mas sente-se um pouco apertado.
Consegue focar a imagem e piscar os olhos.


S&R