Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

domingo, 17 de maio de 2009

22 semanas – já só faltam 126 dias!

Semana 22:
O crescimento tem de continuar! Não admira que estejas a ficar tão grande, agora albergas um bébé-maravilha que pesa quase meio quilo. O seu pequeno pancreas está agora completamente desenvolvido e já começou a produzir as suas próprias hormonas! O futuro do teu bébé no circo está garantido como o homem-da-corda: a parte interna do ouvido está desenvolvida ao ponto de ele ter o seu próprio sentido de equilíbrio. Felizmente para o teu bébé, o equilíbrio também promove a destreza física, que o faz ter percepção do que o rodeia: pele, partes do corpo e o cordão umbilical que são para ele experiências sensoriais.
O teu bébé assemelha-se a uma uva passa de tamanho desproporcionado neste momento, à medida que se enruga. Não te preocupes, todas essas rugas é o modo da sua pele preparar-se para quando ele começar a engordar.
O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). Se ele é um menino, seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal. As pernas se aproximam do comprimento proporcional final em relação ao corpo.
E a mamã?
Sintomas:
Pára um momento para pensares sobre isto: o teu útero já esticou de tal modo que se estende até ao umbigo! A parte menos excitante deste facto é que um crescimento assim deixa estrias e pode dar bastante comichão. Se te faz sentir melhor, as estrias na barriga são muito comuns. Não te metas a comprar cremes caríssimos que supostamente fazem desaparecer as estrias.
As estrias são cicatrizes na tua pele e não irão desaparecer com um creme tópico. Mas aplica à vontade loções de aloe vera (ou outras loções anti-comichão) para aliviar a comichão. Em termos de prevenção do seu aparecimento, os cremes à base de manteiga de cacau e com vitamina E têm boa reputação, mas mesmo assim não são garantia de que as estrias irão desaparecer apesar dos teus esforços.
O teu médico provavelmente vai solicitar as análises à diabetes gestacional nas próximas semanas. As análises verificam os níveis de açúcar no sangue que algumas mulheres têm durante a gravidez. Cinco por cento das mulheres têm análises positivas e, se for o teu caso, tens provavelmente que fazer mais testes para teres a certeza. Se no fim for mesmo positivo, faz um plano com o teu médico ou nutricionista para tratamento. Se não for tratada, o alto teor de açúcar no sangue activa a super-produção de gordura para o bébé, geralmente resultando num bébé com excesso de peso o que pode induzir um parto prematuro e/ou a necessidade de se efectuar uma cesariana.
Poderá começar a detectar estrias na pele, à medida que o abdómen alarga para criar espaço para o bebé em crescimento. Algumas mulheres grávidas nunca desenvolvem estrias, mas pelo menos metade tem de lidar com isso. Estas pequenas tiras de pele com uma textura diferente variam de cor-de-rosa a castanho escuro (depende da cor da pele) e vão-se tornando mais visíveis à medida que a gravidez avança. Podem aparecer na barriga, mas também nas nádegas, coxas, ancas e peito. Além disso, o seu umbigo já não está escondido – está agora provavelmente liso e poderá em breve começar a ficar saliente. Não se preocupe: após o nascimento, recuperará mais ou menos a sua forma normal.
Outra alteração interessante ao nível da pele que poderá notar na gravidez são as chamadas “aranhas” vasculares. Trata-se de pequenas áreas de pele saliente e avermelhada, com pequenas ramificações. Surgem normalmente na cara, pescoço, parte superior do tórax e braços, são provocadas pelos níveis mais elevados de estrogénio durante a gravidez e desaparecem normalmente após o parto.

O que causa as cãibras nas pernas?
Surpreendentemente, aquelas dolorosas cãibras nas pernas que a acordam a meio da noite agarrada à barriga das pernas são provocadas pelas costas. Para compensar o peso adicional que têm de suportar à frente, a curvatura da coluna muda durante a gravidez, de modo a empurrar para a frente a parte inferior das costas. Esta postura comprime frequentemente o nervo motor que percorre a coluna em direcção à perna – e essa compressão provoca as cãibras nas pernas, segundo o Dr. Mark Taslimi, professor de obstetrícia e ginecologia no Lucille Packard Children's Hospital em Palo Alto, na Califórnia. O ioga para grávida ou qualquer exercício suave de alongamento das costas e das ancas pode ajudar a aliviar a dor.

S&R

Sem comentários: