Eternamente apaixonados

AFONSO... finalmente nos nossos braços!

Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 9 de maio de 2009

Gravidez e Aleitamento

A expectativa sobre este estado fisiológico da mulher é grande e nada como pensá-lo desde o início, para que sejam 9 meses cheios de vitalidade e alegria.

A grávida, regra geral, aumenta cerca de 10-12 kg ao seu peso, até ao nascimento do seu filho. Aproximadamente 3.3 kg são o peso do feto, 4 kg são o peso da placenta, líquido amniótico, aumento dos tecidos do útero e seios e aumento do volume de sangue e, finalmente, 3 a 5 kg correspondem à gordura de reserva. A gordura de reserva, por volta de 3.5 kg, destina-se a ser usada no período do aleitamento (amamentação), após o nascimento do bebé. Esta parcela de ganho de peso costuma ocorrer nas primeiras 20 semanas de gestação.
Uma possível indicação do aumento de peso, durante a gravidez poderá ser:1.5 kg, nos primeiros 4 meses;3 kg, nos 2 meses seguintes (cerca de 350 g semanais);6 kg, nos últimos 3 meses (cerca de 450 g semanais).

Necessidades gerais:
A gravidez requer um aumento das necessidades de todos os nutrientes, desde que se mantenha a actividade física. É importante que durante a primeira parte da gravidez a grávida ingira, pelo menos, 36 kcal/kg/dia e atinja, no segundo e no terceiro trimestre, as 42-44 kcal/kg/dia.

Aleitamento:
Este período exige um aumento superior das necessidades nutritivas em relação ao período da gravidez. Isto porque o leite produzido terá que satisfazer as necessidades do bebé, uma vez que durante alguns meses será o seu único alimento. As necessidades da mãe, nesta fase, poderão ser calculadas com base na quantidade de leite que produz, por dia. A lactação (amamentação) ideal com a duração de 6 meses (800-850 ml de leite por dia), faz aumentar as necessidades energéticas diárias maternas de cerca de 555kcal.Quanto às vitaminas A, B2 e D, da mesma forma necessárias durante o período da gravidez, continuam a sê-lo durante o período de aleitamento. O mesmo acontece com o cálcio.Nesta fase, deverão existir alguns cuidados com certos alimentos (espargos, couve-flor, couve-de-bruxelas e algas) uma vez que poderão dar um sabor indesejável ao leite. Também deve ser dada atenção às bebidas excitantes e alcoólicas e evitar o seu consumo.Quer enquanto grávida, quer durante a amamentação há que seguir as regras de uma alimentação saudável: não saltar refeições (fazer de 4 a 6, por dia) e não abusar no consumo de sal (controlar a tensão arterial), bem como gorduras saturadas (controlar sempre o peso) e açúcar (controlar a glicemia). É ainda importante despistar qualquer risco de desenvolvimento de anemia.
S&R

Sem comentários: